É verdade que a imagem tradicional do Papai Noel foi inventado pela Coca-Cola?

Haddon Sundblom - Papai Noel

Há algum tempo, não sei exatamente porque, difundiu-se que o Papai Noel gordinho e vestido de vermelho e branco seria uma criação do ilustrador Haddon Sundblom, sob encomenda da Coca-Cola para um anúncio feito em 1931. Essa versão ganhou tanta força que poucos que tomaram conhecimento dela ousaram questioná-la. Mas será verdade?

Bem, antes de acreditarmos também que o Coelhinho da Páscoa é uma invenção do McDonald’s, vale a pena conferir as evidências:

papai noel de Nast papai noel de Thomas Nastorigem do papai noel - 02 origem do papai noel - 03 origem do papai noel - 04

As ilustrações acima foram feitas em 1866 (beeem antes do anúncio da Coca em 1931) e publicadas na revista Harper’s Weekly. O autor foi Thomas Nast, um cartunista americano do século XIX que também criou o elefante e o burro pros Partidos Republicano e Democrata, além de ter contribuído com a famosa imagem do Tio Sam, acrescentando uma barbicha ao desenho original.

Isso não quer dizer, que Nast foi o criador desse visual do Papai Noel, mas deixa claro que ele já existia antes da Coca.

Como informa o site caçador de mitos e lendas urbanas Snopes, a figura do bom velhinho é evolucionária, tendo crescido a partir do São Nicolau e adquirindo novas formas e mitologia ao longo do tempo. Não podemos, como deseja a maioria, apontar um momento exato no tempo ou o nome de um criador definitivo. Como as pessoas não gostam dessa indefinição e buscam uma resposta simples e direta, acabam aceitando a explicação da Coca-Cola como mentora do Papai Noel. Acredito que a mania de conspiração de certas pessoas, que adoram enxergar as grandes corporações capitalistas como malignas e manipuladoras do nosso subconsciente, também contribuiu para que essa versão se perpetuasse. Óbvio que as campanhas do refrigerante, usando a mesma imagem todos anos por mais de 8 décadas, ajudam a perpetuá-la. Mas difundir é diferente de criar.

Enfim, a imagem do Papai Noel apresentada por Nast foi usada e adaptada em diversas propagandas ao longo do tempo, por empresas que vão da revista Youth’s Companion (onde escreviam Mark Twain e Jack London) em 1902 até Texaco Combustíveis em 1928. A própria Coca usou essa figura do Papai Noel em 1930, em anúncio publicado no Saturday Evening Post, antes do famoso comercial que ela alega ter sido usado como base pro bom velhinho atual.

Uma curiosidade: como você pode ver nas últimas duas imagens, ele já foi usado também pra vender armas e cigarro!

Youths Companion Magazine anúncio antigo com Papai Noel 01 anúncio antigo com Papai Noel 03 anúncio antigo com Papai Noel 04 anúncio antigo com Papai Noel 05 anúncio antigo com Papai Noel 06 anuncio antigo com papai noel Carabina 22 -presente de papai noelcigarro do papai noel

Leia muito mais no Vintage69 e no JipeMania. Esse último é um especialista em Coca-Cola, com espaço enorme dedicado ao refrigerante e suas propagandas. Recomendo também a leitura em inglês do Snopes sobre esse assunto. E já que é pra exercitar o inglês, o site do Museu da Universidade de Michigan e o St Nicholas Center também são fontes bem extensas sobre as origens do Papai Noel, do Bispo Nicolau até a versão atual, com história, poemas e imagens relevantes.

de São NIcolau a Papai Noel

PS: As minhas fontes não mencionam nada, mas tenho quase certeza que Ursos Polares também não são uma invenção da Coca-Cola!

Postado por Tags: , , , , , , , , , Categorias: Arte & Cultura, Curiosidades, Propaganda, TV & Cinema
13307

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

2 Comentários

  1. […] você quer saber mais sobre Papai Noel, sua roupa e sua origem, recomendo esse nosso post sobre a história do Papai Noel, que esclarece a polêmica sobre a discussão se ele teria sido inventado pela Coca-Cola ou não. […]

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Elvis Rodrigues, Antonio Carneiro. Antonio Carneiro said: Papai Noel é da Coca-Cola? http://bit.ly/enUOVx […]

Deixe uma resposta