Eu vi e indico: Dicas de seriados policiais interessantes

Faz tempo que penso em fazer um post indicando séries que eu gostaria de compartilhar. Incentivado pela pergunta do @tobemgordo, resolvi listar algumas que acho boas, sejam séries que ainda estão no ar ou que já terminaram.

Se fosse fazer um post único, ele ficaria muito incompleto ou enorme, então vou separar por gêneros. O primeiro abordará policiais.

Ah, e se você é um fanático por seriados, não deixe de checar os meus posts sobre “Como você assiste suas séries“.

Hawaii 5-0

Refilmagem de Havaí 5-0

Confesso que eu não assisti á série original na época em que foi lançada e quando reprisaram, eu gostei só da abertura, com a famosa música. O ritmo era meio lento, sei lá. A refilmagem manteve a musiquinha de abertura e ganhou um ritmo mais acelerado, de acordo com os tempos atuais.
Os cenários são bonitos, as histórias legais e os atores são bons, com destaque para o policial engravatado Danno, um cara bem humano e parceiro do “protagonista quase perfeito” Steve McGarrett. A série está em sua primeira temporada, é leve e vale a pena assistir. Existe um arco maior que envolve o assassinato do pai de McGarret, mas quase não falam sobre isso. Basicamente, temos episódios com histórias completas, o que nessa época em que podem cancelar qualquer série a qualquer instante, é uma vantagem.

Sherlock Holmes

nova série do Sherlock Holmes

Dois roteiristas de Doctor Who descobriram que tinham algo mais em comum: ambos são fãs de Sherlock Holmes. Acabaram criando essa interessante série cuja primeira temporada teve 3 episódios de 90 minutos cada. Uma segunda temporada nos mesmos moldes da primeira foi confirmada. Essa tradição inglesa de séries diferentes e com poucos episódios é algo que gosto muito.
Com ação, humor e inteligência, a dupla resolve casos bem estranhos a cada episódio, enquanto uma trama maior se desenrola ao longo da série. Ah, sim: o seriado se passa nos dias de hoje e não na Inglaterra Vitoriana.

Haven

Haven

Essa é uma típica série do novo SyFy (ex-SciFi Channel), ou seja, não é pesada, sendo mais fácil de ser consumida mesmo quando estamos cansados. Haven é baseada em um livro do Stephen King chamado The Colorado Kid. A primeira temporada terminou há pouco tempo, e a segunda já foi confirmada com 13 episódios. Cada episódio tem uma história fechada, mas há um arco misterioso bem maior.
Haven lembra um pouco Arquivo X, no sentido de ser protagonizada por uma dupla de policiais investigando eventos sobrenaturais. Esses eventos ocorrem na cidadezinha de Haven e aparentemente esta é a segunda onda de problemas, que causa mutações nas pessoas. O próprio policial Nathan é incapaz de sentir qualquer coisa (a não ser o toque da sua parceira, o que ele mantém em segredo). Ela é uma agente do FBI, órfã, que busca nesta cidade pistas sobre o seu passado.

Veronica Mars

seriado Veronica Mars

Essa série protagonizada por Kristen Bell (que depois fez um papel menor em Heroes) encerrou-se após 3 temporadas, período que mostrou casos misteriosos, personagens interessantes e música legal.
Veronica Mars é uma estudante na pequena cidade californiana Neptune, filha de um detetive particular. Além de secretariar seu pai, ela investiga vários casos por conta própria. O esquema da série é um pequeno caso independente por episódio, com um grande arco sendo investigado por temporada. Na última temporada, o grande arco foi substituído por vários menores. Infelizmente, o último episódio inicia um novo caso que jamais foi concluído, uma vez que a série foi cancelada e as negociações para um filme ainda não sairam do papel. Mesmo assim, independente desse último caso, vale a pena assistir a série.

Menções Honrosas:

Considero Monk, CSI, Numb3rs e Cold Case ótimas séries policiais, diferentes e inovadoras. Monk mostra de forma muito bem humorada um detetive obsessivo-compulsivo, porém muito observador e inteligente resolvendo casos a pedido da polícia. CSI, de preferência a original, de Las Vegas, mostra peritos resolvendo casos com uso da ciência forense e além dos spin-offs gerou muita imitação. Numb3rs mostra um gênio da matemática ajudando seu irmão policial a resolver os casos utilizando, é claro, matemática. Cold Case tem policiais reabrindo e resolvendo casos antigos, que haviam sido abandonados sem solução. O legal dessa série é a caracterização de época, com música, cabelos e roupas dos anos 60, 70 e 80, além de ver os mesmos personagens quando jovens e velhos.
A razão dessas séries estarem apenas como Menção Honrosa e não nas dicas principais, não tem nada a ver com qualidade: é que eu assisti a vários episódios delas, gostei bastante, mas por uma razão ou outra, não consegui acompanhá-las inteiramente.

Postado por Tags: , , Categorias: TV & Cinema, Utilidades
13751

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

10 Comentários

  1. ANA disse:

    Amo series policiais Algumas aqui eu ainda não assistir mas tambem quero compartilhar as minhas NCIS,BONES,CRIMINAL MINDS, SVU ,THE MENTALISTA E FLASHPOINT que me apaixonei depois do segundo capitulo, se você não viu assista é impossivel não se envolver e emocionar.

  2. […] por aí, às vezes fica difícil escolher um novo para acompanharmos. Em janeiro, eu postei umas dicas de seriados policiais. Agora, como acabei de assistir o 13º e último episódio da sua primeira temporada, gostaria de […]

  3. […] por aí, às vezes fica difícil escolher um novo para acompanharmos. Em janeiro, eu postei umas dicas de seriados policiais. Agora, como acabei de assistir o 13º e último episódio da sua primeira temporada, gostaria de […]

  4. henrique disse:

    Recomendo: NCIS E NCIS Los Angeles

    NCIS é investigativa mas tem um toque muito bom de humor e pra mim tem uma grande evolução dos personagens e arcos de temporadas surpreendentes, deixando o caso da semana como um pano de fundo pra algo maior.

  5. Walter Schley disse:

    Em LIE TO ME as investigações são conduzidas a partir da análise científica das expressões corporais (manifestações involuntárias do corpo que revelam o que a pessoa estaria escondendo).
    Já em THE MENTALIST, as conclusões do investigador são intuitivas (pesa até uma acusação de fraude sobre o personagem do tempo em que ele ganhava a vida com shows de adivinhação), mas no fim ele sempre está certo.

    LIE TO ME é imperdível.
    THE MENTALIST é diversão.

  6. Walter Schley disse:

    Pode incluir nas dicas:
    – LIE TO ME (excelente e também inovadora)
    – THE MENTALIST (não chega ao mesmo nível, mas também interessante e gostosa de assistir).

    • Já li sobre essas duas séries e fiquei curioso, mas ainda não assiti nenhum episódio delas. Pelo que li, elas se baseiam na capacidade dos detetives em detectar as mentiras das pessoas.

  7. […] This post was mentioned on Twitter by José Inácio and Antonio Carneiro. Antonio Carneiro said: a propósito, o post é esse: Dicas de Séries Policiais (http://bit.ly/fwlvV9) […]

  8. Mario Jorge disse:

    Engraçado como eu não conheço nenhum desses.

Deixe uma resposta