Uma homenagem aos coelhos reunindo os leporídeos mais marcantes da TV e Cinema

No passado, nós postamos galerias artísticas focando os ovos de páscoa e os coelhinhos. Neste ano, resolvemos aproveitar que 2011 é o Ano do Coelho, segundo o horóscopo chinês, para fazer uma homenagem semelhante à que fizemos em 2010 para os tigres.

Assim, nessa Páscoa, fique com nossa lista Top de Coelhos Famosos.

Pernalonga

Bugs Bunny

Ok, vamos falar logo do Pernalonga, porque ele é o primeiro (e muitas vezes único) coelho mais lembrado pela maioria das pessoas. Aliás, uma pesquisa feita em 2002 pelo TV Guide nos EUA, mostrou que ele simplesmente é o personagem de desenho animado mais lembrado de todos.

Seu “protótipo” já tinha aparecido em alguns desenhos no final dos anos 30. Mas foi em 1940 que ele finalmente ganhou seu nome e forma que conhecemos, além de falar pela primeira vez: “O que que há, velhinho?”. Seguiu carreira próspera ao longo dos anos, tornando-se o mascote da Warner Bros. No spin-off do Looney Toones, Tiny Toons, é o mentor de outros dois coelhos legais: Perninha e Lilica, além de ser o diretor da escola. Tem estrela na calçada da fama e foi o primeiro personagem de desenho a ter sua face estampada em um selo do correio americano.

Uma curiosidade: nunca ficou muito claro se ele é lebre ou coelho, embora a balança penda mais pra coelho.

Coelho Osvaldo

oswald the lucky rabbit

Nunca ouviu falar? Bem, é graças a Oswald, the Lucky Rabbit que existe o Mickey Mouse! Esse coelho foi uma criação do Walt Disney, em 1927. Devido a diferenças criativas e a velha questão da grana (Disney queria investir mais e a Universal Estudios queria gastar menos), ele acabou preferindo abandonar o personagem, que por questões legais pertencia ao estúdio. Disney saiu para criar seu camundongo Mortimer, logo rebatizado como Mickey.

Em 2006, ele retornou para os braços da Disney Company e já pode ser visto no videogame e na graphic novel “Epic Mickey”.

Coelho Abel

rabbit pooh

Ele é parte da turma do ursinho Puff (ou Pooh pra geração mais nova). Assim como o protagonista da série, esse coelho também aparece sendo chamado por mais de um nome no Brasil: antigamente era Abel, depois Coelho e às vezes Sr. Coelho. Existe uma teoria que o nome dele seria então Sr. Abel Coelho, o mais velho da turma depois da coruja.

Abel é um dos meu preferidos na turma, pois enquanto a maioria é desmiolada, ele é sério, trabalhador e sensato. Só precisava aprender a se divertir um pouco mais, como o Tigrão.

Sansão

coelhinho da monica

Quem disse que não teria representante brasileiro na lista? O coelho da Mônica é um dos mais famosos no país e já alcançou terras internacionais também. Embora não fale nada, não tenha vida e seja até encardido, esse orelhudo é fundamental nas histórias da Turma da Mônica, sendo o foco da atenção do carinho da protagonista e dos planos infalíveis do Cebolinha. Existem outros coelhos criados pelo Mauricio de Sousa, como o Lorde Coelhão, uma paródia de Darth Vader, e o amigo do Jotalhão, o Coelho Caolho, mas nenhum deles tem um pingo da importância ou popularidade do Sansão.

Ah, e eu sou do tempo em que ele não tinha nome, era chamado só de coelhinho da Mônica mesmo. Um concurso foi feito entre os leitores da revista para batizá-lo. Foi nessa época que eu parei de ler as historinhas, por isso que costumo esquecer que hoje em dia ele tem nome.

Coelho Branco

coelho branco da Alice

Esse coelho vem de um clássico da literatura: a história da Alice no País das Maravilhas, dando origem à saga da menina que resolve segui-lo até o seu mundo surreal. O coelho aparece diversas vezes, sempre nervoso e atrasado. Um dos motivos do coelho ser tão famoso é que a Disney fez uma animação sobre esse livro. Além disso, ele já recebeu referências em diversas mídias, da série Star Trek ao filme The Matrix, passando por músicas e videogames.

Em uma aparição mais recente deste coelho num desenho da Casa do Mickey Mouse, ele confessou para Clarabela: “não estou realmente atrasado e não tenho nenhum compromisso. Sou uma fraude”.

Lebre

coelhos famosos

A lebre e a tartaruga é um conto mais do que clássico que gerou diversas versões e paródias, especialmente em desenho animado. Então, eu não poderia deixar de fora.

Coelho Ricochete

coelho ricochete

Colocamos um coelho da Disney e um da Warner Bros, então era justo incluir um da Hanna Barbera. O xerife BING BING BING Coelho Ricochete, super veloz e dono de um revólver que usava balas especiais, cheias de truques, é o melhor exemplar dessa fábrica de desenhos. Embora eu achasse ele meio chatinho e preferia muito mais o seu assistente o coitado do Blau Blau, um coiote azarado e super lerdo. Ah, e por favor, não o confundam com o Blau Blau do Silvinho, que era um urso de pelúcia!

Duracell e Energizer

pilha do coelho

Briga de coelhos pilhados!! Mas afinal, quem veio primeiro, quem copiou quem? Ou eles são uma coincidência? Não há discussão aqui: o da Duracell veio primeiro e o da Energizer surgiu como uma paródia que acabou ficando e conquistando o público. Hoje, para evitar brigas, eles dividiram o mundo em territórios: o da Duracell conquistou a Europa e o da Energizer ficou com América do Norte e Austrália.

Tecnicamente, esses não são personagens de TV ou cinema, mas seus comerciais aparecem na televisão e eles são tão conhecidos que mereceram seu lugar na lista.

Usagi Yojimbo

coelho samurai

Coelho Samurai que já fez vários crossovers com as Tartarugas Ninjas. Confesso que não conheço muito dele, mas acho ele bem interessante.

Coelho Assassino

em busca do cálice sagrado

Ele aparece pouco, mas quem pode esquecer do coelho branco assassino do filme do Monty Python, Em Busca do Cálice Sagrado? Além disso ele tem papel fundamental no filme. Leia mais sobre ele na Wiki, pois vale a pena conhecer mais sobre essa fera perigosa.

Roger Rabbit

roger rabbit

Parece que a Disney tem fixação por coelhos: olha mais um aí! O Roger Rabbit merece entrar na lista, afinal ele apareceu só em um filme e 3 curtas, mas todo mundo se lembra dele.

O filme foi inovador e ousado, mixando personagens e cenários reais e desenhos animados de diversos estúdios com maestria. Inventou também uma mitologia interessante, com a invenção do bairro-gueto Toontown, onde viveriam os atores animados. Existiam mais planos para o personagem, como novos curtas, um novo longa e uma série de TV, mas divergências entre a Disney e os outros detentores dos seus direitos, Amblin e e Gary Wolf, impediram que isso acontecesse.

Roger Rabbit também tem a esposa mais famosa dos desenhos animados: Jessica Rabbit, eleita pela Empire Magazine como a personagem mais sexy dos desenhos animados.

Tambor

coelho amigo do bambi

Esse coelhinho da Disney, é o melhor amigo do Bambi e extremamente fofo. Costuma ser bem lembrado pelas pessoas também, embora não tenha aparecido muito além dos dois filmes do Bambi, e do livro original (embora ali seja chamado apenas de Lebre Amiga).

Uma curiosidade: ele é tio do Roger Rabbit e pode ser visto já adulto em uma cena final do filme.

Existem outros coelhos, como o Quincas da Disney, Frank, o coelho sinistro do filme Donnie Darko, o Coelho do Nesquick e o mascote da Playboy. Mas se deixar essa coelhada solta não paramos mais de falar e eu tô doido pra ir comer uns ovos de páscoa!!

Postado por Tags: , , , Categorias: Curiosidades
14726

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

1 Comentário

  1. […] no NewsErrado, nós costumamos fazer um post sobre o horóscopo chinês, como os coelhos mais famosos da ficção ou a lista de tigres pop, e seria injusto deixar de lado o animal mais esperado e reverenciado do […]

Deixe uma resposta