Assista a um dos desenhos mais importantes da história e conheça suas origens

Segundo a lenda, o Vapor Willie seria o primeiro desenho animado com som sincronizado, e primeiro estrelado pelo Mickey Mouse. Nada disso é verdade: Dois anos antes dessa produção de 1928, Max Fleischer já tinha lançado desenhos com som, alguns incluindo diálogos (a primeira experiência a ser produzida, Come Take a Trip in My Airship, foi anterior até à The Jazz Singer!) E quanto ao Mickey, esta foi sua terceira produção, e segundo lançamento, após Plane Crazy.

Mas é verdade que este foi o primeiro desenho com som do Mickey e a primeira vez que ambos fizeram sucesso: tanto o conceito de desenho sonoro como o camundongo da Disney estouraram a partir desse lançamento. Ele passou nos cinemas antes do filme Gang War, que ninguém deu a mínima naquela época ou até hoje, tamanha a atenção que Steamboat Willie gerou. O nome do desenho é uma paródia a um grande sucesso de Buster Keaton, Steamboat Bill Jr.

Um lobby da Disney Co. conseguiu extender diversas vezes os direitos autorais dessa animação, que estariam garantidos até 2023! Claro que há controvérsias sobre isso e alguns alegam que eles não conseguiram evitar que a obra esteja em domínio público.

Outra curiosidade é que a versão original sofreu cortes, pois haveria preocupação com crueldade contra animais, em especial a forma como Mickey trataria um gato.

Bem, chega de falatório e vamos aos vídeos mencionados:

Steamboat Willie – 1928 – Duração 7min22

O clássico do Mickey, que iniciou o Império Disney.

Plane Crazy – 1928 – 6 minutos

Exibido em apenas um cinema em sua versão original sem som, foi relançado em 1929 com som. Repare que Mickey e Minnie ainda não tinham luvas e em vez da Clarabela tinha uma outra vaca chamada Carolyn.

Oh You Beautiful Doll – 1929 – 7min44

Não encontrei os desenhos anteriores às produções Disney no You Tube, mas essa aqui, de 1929 é do mesmo estúdio que as produziu, ou seja, foi criado por Max Fleischer. Segue também o mesmo padrão que as primeiras produções, onde o destaque era uma espécie de karaoke, onde o público acompanhava uma bolinha que pulava sobre a letra de uma música.

Steamboat Bill Jr – 1928 – 1h09min08

Filme de Buster Keaton na íntegra, inclusive a famosa cena em que uma fachada de casa desaba sobre ele, mas ele escapa por estar em pé exatamente na abertura da janela.

Fontes: IMDB, BCDB e Wikipedia

Postado por Tags: , , , , , , Categorias: Arte & Cultura, Curiosidades, TV & Cinema, Vídeo
14968

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta