Eles sobreviveram ao teste do tempo, literalmente.

Você odeia quando te “colocam na geladeira”? Calma, você está em boa companhia. Veja só quantos personagens foram congelados, entraram em coma ou hibernaram por muito tempo, mas acordaram inteiros para dar a volta por cima e continuar – ou começar – seus melhores anos.

Capitão América

capitão américa

Quem é ele? Steve Rogers era um militar fracote durante a II Guerra Mundial e se transformou em super-herói ao se submeter a uma experiência perigosa, o soro do Supersoldado. Venceu diversas batalhas, enfrentou arqui-inimigos da humanidade, mas acaba ficando congelado no Ártico e só acordou décadas depois, quando seu corpo foi achado. Depois que foi reanimado liderou uma das mais famosas super-equipes do mundo, os Vingadores, com Hulk, Homem de Ferro, Thor e outros.
Por que ele foi congelado? Criado nos anos 40, ele era um sucesso, mas nos anos 50 ninguém mais queria saber dos tradicionais super-heróis mascarados e ultra-poderosos. Então a Marvel tirou ele de circulação. Nos anos 60, os supers voltaram a moda, e ele voltou a ativa, jovem como antes graças a preservação no gelo.

Buck Rogers

buck rogers abertura

Quem é ele? No livro original de 1928, Anthony Rogers é um militar que fica preso em uma caverna cujo vazamento de um gás o deixa em coma por 492 anos, quando ele acorda no século XXV. Adaptado para rádio, quadrinhos e TV, sua história mudou um pouco: Buck Rogers era um astronauta do final do século XX que ficou congelado no espaço quando sua nave saiu de órbita. Ao retornar, em pleno século XXV, ele encontrou o mundo mudado, em guerra com alienígenas. Suas habilidades únicas foram essenciais na defesa do planeta Terra. Leia mais sobre ele nesse post exclusivo sobre Buck Rogers.
Por que ele foi congelado? É a premissa inicial do personagem, tratar de um homem heróico do presente em situações extremas do futuro.

Ash Williams – Evil Dead

ash pos-apocalipse

Quem é ele? Protagonista de Evil Dead 1 e 2 e Army of the Darkness. Tudo começou numa cabana no meio da floresta, onde acidentalmente um grupo de jovens libertou uma maldição demoníaca. Depois de lutar por dois filmes, ele foi sugado para o passado onde teve que enfrentar um exército infernal. Após a vitória, ele foi para uma caverna segura onde tomou algumas gotas de poção mágica. Esta deveria fazê-lo hibernar até os dias de hoje, mas ele dormiu demais e acordou em um futuro pós-apocalíptico, dominado pelas criaturas (Essa é a versão do diretor, mas existem diversos finais alternativos, um deles bem mais otimista).
Por que ele foi congelado? Ash precisava retornar ao seu tempo e no mundo de fantasia medieval em que se encontrava, sem tecnologia, a escolha natural recaiu sobre a Magia. Mas ele é o típico anti-herói: sobrevive, acaba com vários inimigos, mas sempre acaba se ferrando de um jeito ou de outro, por isso o final original.

Philip J. Fry – Futurama

fry congelado na camara

Quem é ele? Entregador de Pizza na virada do milênio, ficou preso acidentalmente numa câmara criogênica até a virada para o ano 3000. Ao acordar, foi trabalhar na empresa de entregas de propriedade do seu único descendente. Atrapalhado e de bom coração, esse anti-herói é apaixonado pela mutante ciclope Leela e tem no robô Bender seu melhor amigo. O episódio em que o cãozinho do Fry no século XX fica todo dia em frente da pizzaria esperando ele voltar é de fazer chorar. Felizmente teve um episódio em que a História muda e o cãozinho ganha um final mais feliz.
Por que foi congelado? Assim como o Buck Rogers, essa é a premissa inicial da série, com a diferença que o protagonista é um anti-herói em vez de uma figura heróica, como um militar ou astronauta.

Khan Noonien Singh – Star Trek

khan star trek

Quem é ele? Tirano que controlava cerca de um quarto do planeta Terra no final do século XX. Fruto de experiências genéticas que visavam o melhoramento da raça humana, ele juntou-se a outros “superhumanos” numa guerra contra os humanos considerados por eles inferiores, no período conhecido como Guerras Eugênicas. Perdendo a guerra, Khan e alguns dos seus seguidores geneticamente alterados embarcaram numa nave criogênica e se lançaram no espaço. Três séculos mais tarde são resgatados pela nave USS Enterprise do Capitão Kirk. Após tentar capturar a nave, eles foram  exilados em um planeta. distante. Para seu azar, um cataclisma no sistema solar transformou aquele planeta num inferno. Quinze anos depois, conseguiu fugir, roubar uma das armas mais poderosas do universo de Jornada nas Estrelas e ainda provocou a morte (temporária, é verdade) do vulcano Spock.
Por que foi congelado? Em vez de lidar com um vilão alienígena sem importância, os produtores de Jornada nas Estrelas resolveram trazer a história para mais perto do público, tornando sua ameaça mais real, humana, e dando mais relevância ao personagem. No século XXIII, no entanto, a humanidade era fofinha e amiguinha, de forma que o perigo precisava vir do passado.

Ellen Ripley – Alien

ripley camara de hibernação

Quem é ela? – Principal protagonista da série Alien, a Tenente Ellen Ripley, inicialmente serviu a bordo da espaçonave mineradora Nostromo, quando encontrou uma espécie alienígena assassina que exterminou quase todos a bordo. Sobreviveu até a continuação quando embarcou na nave militar Sulaco para tentar salvar um colônia humana que foi atacada pelos mesmos aliens. Mais tarde, caiu numa colônia-prisão, obviamente enfrentando a criatura de novo, mas dessa vez, precisou se sacrificar para destruí-la. Mas nem a morte segura Ripley, que retornou como um clone híbrido para um último duelo contra os alienígenas.
Por que foi congelada? A tecnologia das viagens espaciais mostrada nessa série, implica que a  tripulação hiberne em câmaras especiais, em vez de simplesmente sentar numa cadeira, acionar uma dobra hiperespacial e chegar ao destino em poucas horas. Essa decisão foi tomada por dois motivos: a idéia era passar uma noção mais realista do futuro, além de reforçar a idéia de isolamento e terror dos tripulantes: ninguém viria correndo resgatá-los. Ao criar as continuações, a hibernação ganhou outra vantagem: muitos anos se passam entre um filme e outro, possibilitando apresentar um novo cenário, com novos desafios, mas conservando a idade da protagonista.

Miles Monroe – O Dorminhoco

o dorminhoco

Quem é ele?  Músico de jazz e dono de restaurante natureba levava sua vida normal na NY de 1973, quando foi submetido contra sua vontade a um congelamento criogênico. Foi acordado no século 22 por um grupo de rebeldes que lutava contra a ditadura, pois ele era o único que não estava registrado no sistema biométrico de controle do governo. Perseguido, disfarça-se de robô, apaixona-se, sofre lavagem cerebral, é sequestrado novamente, recupera a memória e enquanto foge do governo e da resistência, infiltra-se em instalação secreta para descobrir informações vitais.
Por que foi congelado? Woody Allen realizou o filme O Dorminhoco como uma paródia de vários filmes de ficção-científica, ao mesmo tempo que utilizou-se exatamente de um expediente comum na ficção: usar um sociedade futurista para criticar a atual, realçando os aspectos que preocupam o autor. Ao congelar uma pessoa comum do presente (o filme foi feito em 1973) e jogá-lo nesse mundo estranho do futuro, o autor consegue que o público se identifique com o protagonista, descobrindo juntos como as coisas funcionam, surpreendendo-se com cada aspecto inusitado que parece perfeitamente natural para todos os outros personagens. Futurama também recorreu a esse mesmo expediente.

John Spartan & Simon Pheonix – O Demolidor

demolition man

Quem são eles? Simon é um criminoso do século XX condenado a prisão perpétua através de congelamento criogênico. O policial que o prendeu, Spartan, é uma espécie de Capitão Nascimento gringo, e também foi congelado por 70 anos devido a sua ação descuidada que teria resultado na morte de reféns. Ajudado secretamente pelo governo, o criminoso consegue escapar para que assassine o líder da resistência (aparentemente, toda sociedade perfeita do futuro tem um grupo de rebeldes que no final se mostra mais heróico do que terrorista). A polícia, que nada sabia do complô, descongela Spartan, o único homem capaz de deter o criminoso.
Por que foram congelados?    Novamente, mostra-se e critica-se uma sociedade futura que nada mais é do que uma caricatura da atual, através de olhos de homens do presente. Neste futuro, mostrado no filme O Demolidor, uma utopia foi atingida: não há violência. Então, quando os homens do futuro sentem que a solução para seus problemas, por mais paradoxal que seja, é o uso de violência, eles precisam recorrer a alguém do passado. Além disso, a trama mostra uma rivalidade entre essas duas forças, o policial e o bandido, que atravessa séculos. São dois homens muito parecidos, em uma situação semelhante, mas que jamais poderiam conviver em paz. Duas curiosidades: (1) nessa criogenia, os personagens podem aprender habilidades que são ensinadas subliminarmente durante o congelamento. (2) O filme foi acusado de ser plágio de um livro húngaro chamado Holtak Harca (Luta dos Mortos) e uma investigação de copyright concluiu que 75% do filme é idêntico ao livro, entretanto o seu autor não tinha dinheiro para pagar as custas de um processo contra um grande estúdio de Hollywood.

Bela Adormecida

bela adormecida

Quem é ela? Basicamente, ela foi uma princesa que recebeu vários presentes mágicos das fadas, como beleza e talento musical, mas foi amaldiçoada por uma delas que não foi convidada. Aos 15 anos, conforme profetizado/amaldiçoado, ela espetou o dedo e dormiu por 100 anos, juntamente com sua corte, sendo acordada pelo seu príncipe encantado. Para quem acha que existe apenas 1 conto clássico e a versão Disney, eu recomendo uma visita à Wikipédia, que mostra as diversas versões do conto de fadas, desde a francesa de Perrault, a alemã dos irmãos Grimm (Rosa Juvenil), a italiana de Calvino, o balé de Tchaikovsky e outros. Inclusive existe uma segunda parte, em que a Bela Adormecida teria filhos (uma chamada Aurora) e precisaria enfrentar a madrasta ou esposa do rei que era um Ogro.
Por que foi congelada?  Analisar um conto de fada e seus elementos é base para teses, livros e muita discussão. Eu tenho algumas teorias, mas o espaço aqui é curto. Se você tem a sua teoria, seja nosso convidado na seção de comentários.

Jason Voorhees – Sexta-Feira 13 X

jason x

Quem é ele?  Todos devem conhecer o assassino em série mais famoso do mundo, Jason, que com sua máscara de hockey vem contribuindo com o controle populacional desde os anos 80. No início do século XXI, os cientistas desistiram de tentar matar Jason e resolvem congelá-lo criogenicamente para interromper as suas matanças. Antes ele mata quase todos eles, menos uma, Rowan, que fica congelada com ele. No século XXV, uma expedição ao poluído e abandonado planeta Terra, encontra os dois e os libera. Agora precisam sobreviver e encontrar um jeito de destruí-lo antes que cheguem à Terra Dois, onde a humanidade vive.
Por que foi congelado? A idéia foi mudar um pouco o cenário dos filmes do Jason, e partiram para algo que nunca tinha sido feito: uma espaçonave. Um assassino serial imortal preso numa nave espacial com diversos tripulantes que não tem para onde fugir e não sabem com quem estão lidando. E se os homens do futuro tem acesso a armas ultra-modernas, o Jason também tem, logo se transformando num Über-Jason.

Dylan Hunt – Andromeda

andromeda dylan hunt

Quem é ele?  O capitão Dylan Hunt, da nave  Andromeda, da Comunidade Interestelar (Commonwealth), é traído e quase perde sua nave em um motim. Esse levante ocorreu na Comunidade inteira, causando sua queda. Ele conseguiu lutar e salvar sua nave, mas acabou congelado no tempo, quando Andromeda ficou presa no horizonte de eventos de um buraco negro. Resgatado 300 anos depois, ele, juntamente com a tripulação da nave de resgate, irão tentar reerguer a glória, a ordem e paz promovidos pela antiga Comunidade.
Por que foi congelado? A premissa é pegar uma nave da era de ouro espacial, e seu comandante, e lançá-los ao futuro, quando todo aquele avanço que tinha sido conquistado ruiu, algo como uma queda do império romano ou como se a Federação de Star Trek se esfacelasse. Os produtores poderiam ter lançado a nave num wormhole rumo ao futuro, mas a idéia do congelamento é mais sólida. Se fosse através de uma viagem no tempo, talvez o personagem optaria por voltar no tempo em vez de aventurar-se pelo espaço na tentativa de reconstruir a Comunidade.

Postado por Tags: , , , , , , , , , , , Categorias: Curiosidades, TV & Cinema
16138

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

5 Comentários

  1. CJ disse:

    tem os Thundercats, eles ficam congelados, mas parece que o congelamento do Lion não fica muito bem feito e quando chegam no 3o. nundo ele já está adulto.

  2. meuamigodan disse:

    Post legal, mas faltaram os mais legais de todos, o Austin Powers e o Dr. Evil. rs

  3. Alexandre disse:

    Lembrei de mais um que podia ter entrado nesta lista, o Aang da séria animada Avatar, ele ficou congelado 100 anos em um iceberg.

    • Gilmar Brito Porto disse:

      Qual é o nome do filme em que dois homens são congelados ao entrar em um laboratório e depois de anos são descongelados.

Deixe uma resposta