Usando Smartphones: na rua, na chuva, na fazenda, numa casinha de sapê

Vi um infográfico no Faconti que achei muito interessante, e fui atrás da fonte, Tatango. Lá achei outro igualmente legal e resolvi postar os dois aqui. O primeiro mostra, de acordo com dados compilados da Pew Research Centers Internet & American Life Project, como os americanos usam o seu smartphone. No segundo infográfico, podemos descobrir onde eles mais utilizam. Adoraria uma pesquisa semelhante no Brasil, mas dados estatísticos não são o forte nacional.

Como os Smartphones são mais usados?

Smartphone Usage Infographic
Source: Tatango Mass Text Messaging

Análise:

Não há surpresa no topo da lista: a maioria usa pra mandar SMS e tirar fotos. Navegar na internet e mandar emails vem em seguida. Talvez com a popularização dos tablets, essas duas funções – em especial a navegação – passe para eles.

Já 69% diz que baixa apps. Isso é meio vago, os aplicativos podem servir para várias coisas, de lazer à trabalho, mas de qualquer forma mostra que a maioria não se contenta com o conteúdo que vem da loja e entope de conteúdo de seu interesse. Pessoalmente, creio que esse é um dos maiores diferenciais e vantagens em ter um smartphone, por isso que eu só optaria por um sistema operacional com diversos aplicativos, como Android ou iOS.

Um percentual de 64% gosta de jogar no celular. Claro, isso desde a época que dumbphones tinham só um joguinho idiota na memória, as pessoas já jogavam. E nisso não creio que haverá concorrência de mídia: as pessoas gostam de jogar no celular, tablet, desktop, onde for possível.

Ainda acima de 50%, estão o uso de redes sociais como o Facebook, navegação por GPS e assistir videos. Novamente, acho que os tablets devem roubar uma fatia do quesito “videos”. Mas quanto ao uso de GPS, penso que ainda será mais por celular, embora tem tablet de 5 e 7 polegadas que podem ser ótimos navegadores. Facebook, assim como jogos, deve continuar sendo acessado de qualquer coisa conectada, de celulares a desktops.

O infográfico colocou “twittar” com 15%, mas não entendo porque o Twitter não foi incluído em redes sociais, já que ele é uma também. E, na rabeirinha, tem Check-in, como aqueles do 4Square.

Não se espantem que não consta na lista “Falar no telefone”. Acredito que isso é tão óbvio que nem foi incluído entre as opções.

Em que locais eles são mais utilizados?

Where Are Smartphones Being Used Infographic
Source: Tatango SMS Marketing

Análise:

Mais de 80% usam no trabalho e durante atividades ao ar livre. Usar no trabalho é perfeito, mas gostaria de saber como esse povo consegue usar ao ar livre? Não deve ter muito sol onde vivem, porque senão não iriam enxergar patavinas da tela.

Em terceiro lugar, vem o uso em bares e boates. Em quarto lugar, um dos usos mais conhecidos: no banheiro. E onde deve-se ter extremo cuidado para que o smartphone não caía no lugar errado e a pessoa perca seu rico aparelhinho.

Ainda acima de 70%, aparecem dois usos não muito legais: na mesa de jantar em casa e no restaurante. Larga a porcaria do celular um instante, come direito e converse com as pessoas ao seu redor, criatura! Isso é tão deselegante© quanto ler jornal ou revista na mesa.

Com 67% temos uma resposta surpreendente: durante um encontro. O cara tá paquerando uma garota pela internet enquanto sai com outra? Está narrando os eventos no twitter? Vai fazer check-in no motel? Eu, hein…

Com 45% temos “cinema”. PQP, tu vai ver o filme ou vai ficar de bate-papo? Vai dar uma de pirata, filmar tudo e colocar na internet? Já sei, você foi arrastado pra ver um romance água com açúcar pela namorada e aí fica no celular acompanhando o jogo, fala a verdade!

Finalmente, temos 33% de usuários que irão direto pro inferno, já que ficam brincando com o celular em plena missa. Como é? Você estava acompanhando o Missal através do celular? Sei…

Só teve a ausência de uma resposta que me espantou: não acredito que grande parte dos americanos não façam como os brasileiros e não acessem o smartphone indo ou voltando do trabalho, seja no ônibus, trem ou mesmo no carro.

Postado por Tags: , , , , , Categorias: Curiosidades
20918

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta