Vídeo mostra a história da Police Box – cabines de polícia da Inglaterra

Um especial transmitido em 1993 pela BBC, comemorando os 30 anos do Doctor Who conta a história verdadeira das cabines policiais inglesas, que inspiraram o disfarce da “nave/máquina do tempo” utilizada pelo personagem. Um documentário curto, mas interessante para quem adora a série ou mesmo pra quem nunca ouviu falar, mas se liga em História.

O vídeo está em inglês, sem legendas, mas abaixo eu transcrevi as suas principais informações:

Tudo começo nos anos 1880s, com pequenos postes espalhados nas ruas londrinas, que contavam com uma novíssima invenção: o telefone. Assim, pela primeira vez na história, um policial na rua poderia manter contato com a delegacia. Logo, os postes viraram uma cabine (police box). Dentro havia um kit de primeiros socorros, uma mesa e um livro de ocorrências. O policial (apelidado de “copper”) também aproveitava a cabine para descansar um pouco e tomar o seu chá.

Surgiram variações regionais, como a vermelha de Glasgow que contava com uma lâmpada a gás no topo, acesa por uma espécie de controle remoto, para chamar o policial que fazia a ronda. Na famosa Trafalgar Square, fizeram uma cabine em pedra, com uma lâmpada no topo retirada do navio do Almirante Nelson (o verdadeiro, não o personagem de Viagem ao Fundo do Mar).

Versões posteriores tinham uma portinhola externa com um telefone para ser usado pela população em geral, uma “hot line” ligando à delegacia mais próxima.

A versão real do modelo eternizado pela série Doctor Who era de fato azul, mas não era de madeira como parecia e sim de concreto. Foi lançada em 1929.

Na Segunda Guerra Mundial, elas tiveram um papel importante na proteção da população: suas lâmpadas de alerta foram substituídas por postes com sirenes que avisavam a todos que mais um bombardeio alemão estava para começar.

Nos anos 50, as Blue Police Boxes alcançaram seu auge: só Londres tinha cerca de 700 delas. No início dos anos 60 elas eram uma das visões mais comuns nas ruas londrinas. O que fez com que o Doctor Who escolhesse uma delas como disfarce perfeito para sua TARDIS.

A tecnologia, que propiciou o surgimento das cabines de polícia, também levou ao seu fim: a invenção do rádio portátil que os policiais usam, combinado com os novos e rápidos carros patrulha, tornaram-na dispensável e, em 1969, o governo mandou derrubá-las.

* * *

Na Wikipédia tem um artigo sobre essas cabines de polícia, com mais informações interessantes, como a patente da imagem da cabine policial que pertence a BBC e não a Polícia, e o destino de algumas cabines originais não destruídas.

Postado por Tags: , , , , , , , Categorias: Arte & Cultura, Curiosidades, TV & Cinema, Vídeo
21120

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta