Conheça a influência do mestre do terror HP Lovecraft na cultura pop

Howard Phillips Lovecraft (1890-1937) é considerado um dos grandes escritores de terror do século XX e a sua estrutura narrativa fantástica sempre impressionou os leitores com suas histórias doidas e extra-dimensionais, não sendo surpreendente sua influencia na cultura pop de nossa era. Abaixo uma curta lista de algumas homenagens a esse malucão.

 Evil Dead

Nesse clássico absoluto do terror dirigido por Sam Raimi em início de carreira, um grupo de jovens vai passar um período em uma cabana abandonada para se divertirem. Só que eles acabam encontrando um livro de magia negra que invoca forças ocultas que vão matando os personagens um a um. O livro maligno em questão é o Necronomicon, obra ficcional inventada por Lovecraft e figura frequente em sua obra.

evil dead

Iron Maiden

A capa do disco ao vivo “Live After Death” traz uma grande homenagem, levando em conta que os dizeres na lápide de Eddie são passagens do já mencionado Necronomicon.

iron maiden

Reanimator

Nesse outro grande clássico de terror temos um médico doido, ao melhor estilo do Dr. Frankenstein, que em nome da ciência faz bizarras experiências para ressuscitar os mortos. O filme foi baseado no livro Herbert West–Reanimator escrito pelo nosso autor em questão em 1922.

hp lovecraft

Graphic Novel

Com roteiro de Hans Rodionoff/Keith Giffen e arte de Enrique Breccia temos essa história em quadrinhos que mistura realidade e fantasia sobre a vida do Lovecraft. Aqui H.P não é um mero escritor, porém o guardião do livro Necronomicon, e seus contos e romances são relatos dos horrores que ele presenciou em sua vida.

Lovecraft graphic novel

Montanhas da Loucura

Adaptação da obra Nas Montanhas da Loucura do Lovecraft que está sendo defendido com unhas e dentes pelo diretor Guillermo del Toro, mesmo a Universal Pictures tendo na última hora decidido não financiar. Confira um trecho de sua entrevista sobre o filme, que ainda é incerto:

“Não vou desistir. Nas Montanhas da Loucura já me acompanha há 13, 14 anos. Quando penso que se eu não fizer certo o filme ninguém vai fazer, eu insisto nele. Se eu não tivesse feito Hellboy, acho que ninguém faria. Com O Labirinto do Fauno, a mesma coisa. A maneira como eu planejo fazer Montanhas da Loucura é muito peculiar, então eu acho que se eu não insistir, jamais verei essa versão ser feita”

HP Lovecraft

Ghostbuster

Todo mundo se lembra da série animada “The Real Ghostbusters”? O grande Cthulhu já deu as caras por lá. Pra quem não conhece, ele é um dos mais famosos personagens do H.P.

Segundo o escritor, Cthulhu é uma criatura milenar gigantesca e imortal que já existia no planeta bem antes dos humanos. Atualmente ela está adormecida no fundo do oceano, porém se um dia acordar irá trazer mal extremo para a humanidade.

South Park

E não foi apenas no seriado animado dos caça fantasmas que o grande Cthulhu deu as caras. Em South Park, o deus do caos aparece nos episódios 12 e 13 da 14ª temporada onde ele, junto com Eric Cartman, iniciam um plano de destruição e domínio de nosso mundo. Em um momento memorável, Cthulhu mata o Justin Bieber!

Billy and Mandy

No  divertido programa do cartoon “As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy” no episódio “Prank Call of Cthulhu” o personagem mais aclamado de H.P.Lovecraf também apareceu. Infelizmente não existe vestígio no youtube desse episódio. Fiquem com uma foto.

HP Lovecraft Cartoon

Metallica

Música do álbum Ride the Lightning, com nome bem sugestivo.

 

Guia do Mochileiro das Galáxias

Essa série de humor de ficção científica que consagrou Douglas Adams teve uma continuação póstuma. O sexto livro , escrito por Eoin Colfer, chama-se “E tem outra coisa…” (And another thing, no original). Em determinado momento, um dos líderes de uma colônia de sobreviventes da Terra percebe que é preciso uma religião para colocar as pessoas em seu lugar, manter a ordem, os impostos, etc. Assim ele começa várias entrevistas de emprego para o cargo de Deus, e a que vemos é exatamente do Sr. Cthulhu. Impedível para fãs da série, do Lovecraft ou por quem já fez alguma entrevista de emprego.

Guia do Mochileiro da Galaxia

Para encerrar, fica uma dica: a editora Martin Claret está lançando uma edição pocket book reunindo quatro contos do mestre: O Chamado de Cthulhu, O Horro de Dunwich, Sussurros na Escuridão e o Assombrador das Trevas. O livro, vendido pelo preço sugerido de R$ 14,90, chama-se O Mito de Cthulhu.

Postado por Tags: , , , , , , , , Categorias: Arte & Cultura, Curiosidades, TV & Cinema, Vídeo
21240

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

3 Comentários

  1. Mario Jorge disse:

    A critica q fica é:
    Está lá em cima Mario Jorge… Faltou colocar também o nome “Antonio Carneiro”! Pois sua participação nesse post não pode ser ignorada.

    • Obrigado, mas minha participação foi mínima, e com sua anuência.
      Além do mais, por enquanto não é possível atribuir a autoria a duas pessoas. Fica a dica para a equipe técnica do blog!

      • Alexandre disse:

        A Equipe Técnica do blog anotou a sua sugestão que está arquivada para futura referência em questões de ideias esquecidas.

        Agradecemos seu interesse, por favor, não desligue agora, sua opinião é muito importante e solicitamos seu voto na pesquisa de qualidade logo após o BIP.

Deixe uma resposta