Audaciosamente indo aonde nenhum brasileiro jamais esteve

Berço Esplêndido

Há exatos 18 anos, foi fundada a Agência Espacial Brasileira, a nossa NASA Tupiniquim. Claro que o nosso programa espacial é mais antigo (o primeiro satélite nacional, o SCD-1 ,completou 19 anos ontem e o lançamento do Sonda-1 se deu em 1967), porém o controle militar era explícito e predominante. Desde 1994, essa agência civil, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, assumiu o controle  e direção do nosso programa.

Sob a administração geral da AEB, o Programa Espacial Brasileiro conta com a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Este último é responsável pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

Atualmente, a AEB mantém acordos com 10 países, além da Agência Espacial Européia.

VLS foguete brasil

A ida do astronauta Marcos Pontes para Estação Espacial Internacional foi uma conquista que trouxe bastante popularidade, porém mais relevante que isso são os avanços na área de satélites, monitoramento e lançadores (foguetes).

Recomendo uma visita ao site oficial da AEB, onde você pode baixar gratuitamente os exemplares da Revista Espaço Brasileiro, conhecer mais sobre a legislação, histórico, orçamento e outras informações sobre a missão espacial do nosso país.

* * *

Quem ficou curioso sobre a primeira imagem que ilustra esse post, é a capa do livro Cradle of Splendor (Berço Esplêndido) escrito pela norte-americana Patricia Anthony. Neste livro, o Brasil lança com sucesso inesperado um foguete que tinha tudo para despencar. Como conseguimos isso? Que tecnologia misteriosa a Presidente está escondendo e de onde obteve? A comunidade internacional deseja a resposta de qualquer forma e temos um cenário onde espiões japoneses acabam em terreiros de macumba e  fuzileiros americanos invadem o Rio de Janeiro enquanto os moradores não levam a sério o perigo e preferem tirar fotos dos invasores do que fugir ou lutar.

Postado por Tags: , , , , , , Categorias: Ciência & Tecnologia, Curiosidades
21341

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta