Confira a evolução do Logo da Universal

Em 8 de junho de 1912, Carl Laemmle, um judeu alemão que imigrara para os EUA fundou a Universal Pictures. Não foi algo da noite para o dia: inicialmente, ele tinha uma loja de roupas. Em 1905, quando observou o movimento dos cinemas da época (os nickelodeons), calculou quanto seria o ganho deles e mudou de ramo. No entanto, os exibidores precisavam pagar várias taxas e direitos ao cartel dos produtores de filmes. Alguns exibidores se revoltaram e resolveram criar seus próprios filmes. A empresa de Laemmle atraiu diversos artistas ao divulgar seus nomes nos créditos iniciais, coisa que o cartel não fazia.

Assim, sete anos depois de se desfazer da sua loja de roupas, a Universal Pictures foi fundada. Até hoje ela é a produtora de cinema norte-americana – em atividade  ininterrupta – mais antiga daquele país, seguida de perto pela Paramount, que também completa 100 anos (esta foi fundada em 08/05/1912 com outro nome, adquirindo o nome atual em 1914). Leia mais sobre a história da Universal e da Paramount na Wikipédia.

log antigo da Universal Pictures

Logo da Universal Pictures

logo centenário da Universal

Para comemorar o centenário, a Universal atualizou seu famoso logo, que ficou ainda mais impressionante. Estamos acostumados a celebrar a fanfarra da 20th Century Fox ou o leão da MGM, mas o globo girando da Universal, com sua musiquinha característica também tem um sabor de cinema delicioso. Confira no vídeo abaixo:

Curiosidades:

O site Logo Variations inclui, como o nome diz, variações únicas do logo da Universal, utilizadas seja em trailers ou nos próprios filmes. Também mostra quando filmes mordernos usam propositalmente  versões antigas do logo. Reproduzo alguns exemplos abaixo:

Doom – A Terra é substituída por Marte

doom marte universal

The Cat in the Hat – O logo é exibido no estilo das ilustrações do livro

cat in the hat

Gladiador – O logo é exibido em tons sépia

gladiador logo universal

Postado por Tags: , , , , , Categorias: Arte & Cultura, Curiosidades, TV & Cinema, Vídeo
22073

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta