Rio de Janeiro: do Século XX ao XXI

Copacabana está para o Rio, assim como a cidade está para o Brasil. Não é exagero dizer que este é um dos bairros mais conhecidos do país (mesmo que não seja o mais glamourizado) e sua fama é internacional. Em 2012, Copacabana está completando 120 anos.

Pensamos em como poderíamos prestar uma homenagem legal e não encontrei nada mais interessante do que essas duas fotos, tiradas praticamente do mesmo lugar, porém com 50 anos de diferença. A primeira foi tirada em 1954 e a segunda em 2004.

Rio de Janeiro anos 50

rio de janeiro anos 2000

O local é a Avenida Atlântica, entre as ruas Barão de Ipanema e Bolívar. Dois prédios podem ser vistos em ambas as fotos: o mais próximo, com varandinhas é o Edifício Graça Couto, onde hoje funciona o restaurante Don Camillo embaixo. O outro, de cor clara, na esquina mais ao fundo é o Edifício Lélis/São Paulo (são dois blocos com portarias e nomes diferentes). O casarão era a residência da Família Paranaguá e ocupava um terreno enorme. Em seu lugar surgiram 4 prédios: em azul, o Edifício Rondônia (que também tem saída pra rua Domingos Ferreira, paralela à Avenida Atlântica); o de esquina, em laranja e amarelo, chamado Edificio Augusto Xavier de Lima; um na rua Barão de Ipanema, que leva o nome da rua; e outro na rua de trás, o Edifício Rio.

Outras curiosidades: na fotografia antiga, pode-se reparar como a faixa de areia era bem próxima das construções. E na foto moderna, pode-se ver parcialmente encoberto por um coqueiro, o Hotel Pestana, no lugar onde antigamente ficava o Cinema Rian.

* * *

Bônus: O mesmo lugar em 1925. Repare no casarão, o mesmo da foto de 1954.

rio de janeiro anos 20

Fontes: Flickr, Fotolog e Carioca da Gema

Postado por Tags: , , , , , , Categorias: Curiosidades, Imagem
23707

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta