Acredite se quiser: em 2012 completamos meia década de vida!

bodas de 5 anos

Em 8/04/2007 nascia o blog em seu antigo endereço blogspot e quatro meses depois, em 09/08/2007 adquirimos nosso próprio domínio e mudamos para o endereço “.com”. Se eu soubesse que ele duraria tanto assim teria pensado melhor no nome, mas podia ser pior. Tudo bem, além de ter algo anárquico neste nome, eu ainda me divirto com a confusão que ele pode gerar: “O certo é News Errado ou New Serrado?” perguntam. “O certo não existe!”, respondo.

Não vou falar das origens do blog, que vocês podem conferir no primeirão dos posts, nem sobre o que representa a experiência do blog para mim, que vocês podem ver no post de aniversário de 1 ano ou o que mudou em relação a idéia inicial, com a evolução natural do blog, já que isso vocês podem checar no post de aniversário de 2 anos. Antes que você pergunte sobre os posts de 3 e 4 anos: pro terceiro aniversário tivemos apenas estatísticas, com destaque para a marca alcançada de um milhão de visitantes e pro quarto… NADA! Vergonhoso, né? Por isso que eu não poderia de jeito nenhum deixar de fazer um post celebrando os 5 anos.

Cinco Anos

Cinco anos pode não parecer muito, mas são 35 anos de cachorro! Muita coisa mudou no mundo neste período: Em 2007, muita gente (eu, inclusive) ainda acessávamos newsgroups. Não existia Facebook, e Orkut não era xingamento. Estreavam na TV The Big Bang Theory (que o Omelete odiou e achou que fracassaria), Gossip Girl e Chuck. No cinema, muitas continuações, mas um filme bem legal: 300. O Rio de Janeiro sediou com sucesso os Jogos Panamericanos, o que ajudou a conseguirmos o direito de sediar também a Copa do Mundo e as Olímpiadas. Fluminense tirou o pó da estante de trófeus, conquistando a Copa do Brasil, enquanto o São Paulo levou mais um caneco do Campeonato Brasileiro. A Apple revolucionou com o lançamento do iPhone, enquanto a Microsoft “cometia” o Windows Vista e o Google lançava o fantástico Street View. O mundo ainda vivia uma prosperidade econômica que seria destruída pela crise iniciada no ano seguinte, crise que não conseguimos nos livrar até hoje.  Al Gore ganhava o prêmio Nobel da Paz e descobria que lutar pelo meio ambiente trazia muito mais recompensas do que lutar pelo poder.

E não foi só no mundo, mas nas nossas vidas: Em 2007, um dos nossos editores casou, por exemplo. Se formos pensar nestes últimos cinco anos, os fatos relevantes não param: dois editores tiveram filhos (não um com outro, mas com suas respectivas esposas!), empregos foram trocados, objetivos de vida alterados. Até na sua própria vida: pense bem, o que aconteceu nesse período? Com certeza, algumas mudanças bem grandes aconteceram. E não só isso, coisas corriqueiras, mas que não esquecemos: um antigo sonho de consumo comprado, uma viagem divertida, um mico que queremos esquecer, etc.

Estatísticas

Uma tradição dos posts de aniversário são as estatísticas. Elas não incluem o período em que ele funcionava no blogspot, mas como isso foi pouco tempo não influencia muito. Assim, o período considerado é de 09/08/2007 a 08/09/2012.

Visitas e páginas visualizadas:

Nestes cinco anos recebemos 2.563.007 visitantes e tivemos 3.730.862 páginas visualizadas. Isso mesmo, quase quatro milhões! Yeah! Sei que devem ter sites que tem isso por dia ou por semana, mas pra mim, considerando meus objetivos, tempo e recursos dedicados, é fantástico. Milhões de pessoas lendo o que nós escrevemos? Não tem como não ficar feliz!

Posts mais vistos:

Esta é a lista dos 10 posts mais visitados do NewsErrado.

Título do post (com link)
Visualizações
01  O significado das cores da bandeira do Brasil 260.098
02  Download de Wallpapers: + de 4000 imagens 82.122
03  Imagens 3D 77.452
04  Acelerador de partículas pode produzir buracos negros 74.441
05  Afinal para que time torcem os locutores de TV 53.964
06  Todas as moedas do Euro 46.688
07  Casas de praia em Dubai 40.698
08  Mensagens Subliminares 34.101
09  Aula de Inglês: Mr., Miss, Mrs. e Ms. 28.608
10  Mensagens para o Dia Internacional da Mulher 25.807

Uma coisa legal é que cada um dos quatro editores conseguiu colocar pelo menos dois posts nessa lista. E sonho com o dia em que teremos ao menos um post dos nossos colaboradores convidados no Top 10. Por que não? A qualidade das suas contribuições não deixa nada a dever, muito pelo contrário, só ajuda a manter o bom nível e a grande diversidade de assuntos.

Falando em diversidade, podemos notar que nossos visitantes buscam aprendizado, entretenimento e curiosidades. E sonham alto, já que querem saber do Euro e das fantásticas mansões de Dubai. Lembrei até daquela famosa frase do Joãozinho Trinta sobre riqueza. Ah, e as mulheres estão na cabeça dos nossos internautas, seja dos 25.807 que buscaram mensagens para suas amadas, seja dos 26.441 que buscaram mulheres peladas (esse item não entrou na lista porque não é um post, é uma tag doida que não leva à nudez nenhuma, fiquem calmos).

Origem das Visitas:

O tráfego direto representa 9% das visitas. Se considerarmos as 10 maiores fontes, o UEBA trouxe 6% dos nossos visitantes e os mecanismos de pesquisa, em especial o Google, claro, trouxe o restante (mais de 70% do tráfego). As redes sociais também trouxeram visitantes, mas num percentual bem menor, e se antes era o Orkut quem trazia mais visitantes dentre elas, agora é o Facebook.

Palavras Chaves:

Não há muita surpresa entre os itens que geraram mais visitas: as pessoas acharam o que procuravam (menos os tarados de plantão). Confira abaixo os cinco termos no topo da lista:

Termos de Pesquisa
Significado das cores da bandeira do Brasil (muitas combinações)
Acelerador de Partículas
Cinecombo
Mulheres peladas
Sinestesia

A busca por imagens 3D e downloads em geral trouxe bastante gente também. Buscas nostálgicas e até a solução para o quebra-cabeça Resta Um ocupou nossos internautas. Muitos tem procurado imagens e informações sobre a Turma da Mônica, o que achei legal. E como curiosidade, os itens mais bizarros foram os 2.057 que queriam ver “buracos azuis”, os 1.967 visitantes que chegaram procurando por “cueca”, 114 buscando “penis estranhos” e 2 queriam saber “como abrir um portal para outra dimensão”.

Sistema Operacional

Não é nenhuma surpresa que o Windows dê uma goleada: 95,2% usam o sistema operacional criado pelo Bill Gates. 1,9% usam Linux, 1,6% Macintosh e o restante engloba principalmente sistemas móveis para celular e tablets. Neste ano, as visitas com Windows subdividem-se em 7 (61,4%), XP (36,5%), Vista (4,8%) e outros.

Navegador

A maioria das visitas, 38,7% delas, vieram através do “botãozinho da internet”, ou seja, Internet Explorer. Seguido de perto está o Firefox com 34,9%. Em terceiro está o queridinho atual, o Chrome, com 23,1%. Safari, Opera e os sistemas de aparelhos móveis completam o quadro. Se fossemos olhar apenas para o ano de 2012, o quadro seria bem diferente. O Chrome lidera com 52%, o Firefox continua sendo vice-campeão com 23,7% e o Internet Explorer caiu pra terceiro, com 18%.

Resolução de Tela:

Foram 999.916 visitas, ou seja, 39% do total, de pessoas usando telas com resolução de 1024×768. Em segundo lugar, com 11,7%, veio a resolução de 1280×1024. Em terceiro e quarto lugar, representando pouco mais de 8% das visitas cada uma, estão as resoluções 1280×1024 e 1366×768. A tradicional 800×600 aparece apenas em sexto lugar, com 4%. Seguindo a mesma idéia de olhar apenas para 2012, temos a resolução 1366×768 saltando de quarto pra primeiro lugar, seguido de perto pela 1024×768 (ambas com pouco mais de 20% de participação). A 800×600 nem aparece no Top 10.

madeira 5 anos

Poderíamos ficar horas falando sobre como foram esses cinco anos para o blog, mas o principal é deixar aqui um grande agradecimento aos leitores fiéis, aos visitantes ocasionais, ao pessoal que comenta ou manda mensagens e aos colaboradores, que nos brindaram com ótimos posts. Muito obrigado a vocês e agora vamos nós, rumo aos 6, 7, 10, 15 anos de blog!

Postado por Tags: , , , Categorias: Editorial
24108

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

3 Comentários

  1. […] post das estatísticas de 5 anos do blog, eu mencionei que duas pessoas chegaram ao NewsErrado procurando “como abrir um portal para […]

  2. Não esqueça da fama e da fortuna adquirida neste período.
    Um dia voltarei a escrever posts de sucesso.

  3. Cíntia Callegari disse:

    Parabéns meninos!!
    Eu sei do esforço de vcs em manter esse blog, acompanhei o começo e sinto orgulho disso!
    Continuem assim, o blog é realmente ótimo e só por isso se mantém ha 5 anos!
    Beijo grande

Deixe uma resposta