Crítica: O seriado Grimm é bom?

Quem curte seriados anda ultimamente com um dilema: são muitas séries de qualidade e pouco tempo disponível para assistí-los. Toda dica, recomendação ou alerta de “fuja para as montanhas” ajuda nessa hora.

Eu comecei a ver Grimm juntamente com Once Upon a Time e acreditei que esta seria mais uma releitura de contos de fadas. Mas em minha opinião, essa série tomou um rumo diferente, o que pode ampliar o seu interesse para um público maior.

A História

A idéia central é que existem vários seres híbridos de humanos e animais vivendo escondidos entre nós. Apenas os Grimms possuiriam a capacidade de enxergar a sua verdadeira face, e o seu trabalho é caçá-los. Esses seres, ao longo dos séculos, deram origem aos contos de fadas e lendas de vários povos.

O protagonista é um Grimm que acabou de ganhar o seu “poder da visão”. Além disso, ele é um policial de Portland e seus casos invariavelmente terão por trás essas criaturas.

Criaturas

Pelo título, podemos imaginar que encontraremos todos os contos dos irmãos Grimm. É verdade que nos deparamos com lobos maus (um deles é meu personagem favorito), os três ursos e a cachinhos dourados, entre outros. Mas as criaturas vêm de diversas fontes. Embora apareçam lendas latinas, européias, asiáticas, etc, o universo está estruturado em alemão. Os termos típicos são nesse idioma, como Wesen (criatura) ou Hexen (bruxas).

seriado grimm

Buffy Encontra Arquivo X

Acho que a melhor definição para a série é Buffy Encontra Arquivo X. Aliás, um dos criadores foi produtor executivo de Buffy, e isso fica claro. Temos uma pessoa escolhida, alheia à sua vontade, parte de uma linhagem de escolhidos, combatendo criaturas feias e ameaçadoras. Mas também temos casos e procedimentos policiais, crimes e investigação. E finalmente temos uma conspiração maior que ainda está se descortinando, mas envolve famílias nobres, jogo de poder e motivos ocultos.

Sem um mentor, o policial Grimm conta apenas com um livro de seus antepassados, um trailer cheio de armas e poções (que infelizmente ele tem usado pouco até agora) e ajuda de algumas criaturas do bem. Acho que ele ainda vai desenvolver mais poderes e agilidades, mas por enquanto, além do quase inútil poder de ver a face verdadeira dos wesen, ele faz uso apenas do seu treinamento e armamento policial.

Desenvolvimento

Essa série tem a maioria dos episódios fechados, dando apenas algumas pinceladas na mitologia maior. Com o tempo é que começam a aparecer alguns episódios recomendados apenas para quem acompanha a série, pois envolve maior continuidade.

O que acho legal é que mesmo estando apenas em sua segunda temporada (a terceira já foi confirmada), muita coisa muda. Será que tal personagem ficará sempre na ignorância? Qual será a intenção do fulano? Vai ser só esse pessoal no elenco fixo? Assista e veja como as coisas evoluem rápido.

Conclusão

Grimm não é a “série das séries”, aquela que você precisa assistir caso veja apenas um seriado na vida. Mas é muito boa, criativa e despretensiosa. Se você tem 42 minutos livres nas suas 24 horas, vale a pena encaixá-la no seu calendário de séries.

poster grimm

Postado por Tags: , , , , , , , , Categorias: TV & Cinema
25775

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta