Conheça e ouça essas bandas de música especializadas em steampunk.

O steampunk é um subgênero da ficção científica muito interessante: é um retrofuturismo em que tecnologias modernas ou inexistentes estão submetidas ao visual vitoriano. Máquinas a vapor, dirígiveis e muito bronze e latão polido.

Se você procurar pela tag Steampunk no NewsErrado encontrará muitas ilustrações, wallpapers, cosplayers e até adaptação de objetos modernos no estilo citado. Mas pela primeira vez estamos postando músicas steampunk. Bandas que tocam em festivais e convenções, mas que grambém gravam albuns e ganham destaque dentro e fora do fandom.

Frenchie and the Punk – Steampunk Pixie

A dupla euro-americana Frenchie and the Punk formou-se em 2005 e fixou sua base em Nova York. Produzindo um som com elementos de cabaré, cigano, celta e steampunk, eles tem recebido destaque dentro e fora da comunidade steampunk. A música abaixo foi incluída no Top 10 músicas de temática steampunk, portanto nada mais justo do que iniciar esta seleção com ela.

Abney Park – Steampunk Revolution

O grupo de Seattle Abney Park foi formado em 1997 como uma banda gótica. Em 2005, eles alteraram o estilo para o steampunk, cada músico adotando personagem e criando um “background” para explicar a mudança. A história que eles criaram (seu avião teria colidido com um dirigível que viaja no tempo e os sobreviventes teriam tomado controle da aeronave) deu origem a um livro, um RPG e uma série de quadrinhos Graphic Novels que ainda estão em produção. Bastante populares, suas músicas já foram temas de alguns filmes e até mesmo de um episódio da série True Blood. Dê uma olhada na letra da música SteamPunk Revolution e entenda um pouco mais do movimento e seus seguidores.

Professor Elemental – Cup of Brown Joy

O verdadeiro nome deste MC do Hip Hop – ou melhor, Chap Hop, um hip hop com temáticas bem britânicas – é Paul Alborough. Ao receber a proposta de imaginar como o hip-hop soaria em diferente épocas, surgiu o seu personagem Professor Elemental. O personagem ganhou destaque no círculo steampunk, sendo a música abaixo seu primeiro sucesso. Uma série de quadrinhos explora as aventuras fictícias do Professor Elemental.

Steam Powered Giraffe – Automatonic Electronic Harmonics

O SPG é um projeto musical criado em San Diego, em 2008, pelos gêmeos David Michael Bennet e Christopher Bennet. Eles combinam pantomima de robôs, referências pop, diálogos improvisados e música original. Criaram uma história ficcional para cada um dos seus personagens robôs, de forma que além dos álbuns gravados, também lançaram quadrinhos e um card game. Eles tem várias músicas legais, mas como tinha que escolher só uma, escolhi essa porque gosto bastante do começo.

The Men That Will Not be Blamed for Nothing – Charlie

Deixei esse por último porque não fazem o meu estilo musical, mas eles não podiam ser cortados do post porque estão na lista de bandas steampunk de maior destaque. Formada em 2008, essa banda de punk rock londrina gosta tanto de steampunk que chegou a lançar alguns de seus álbuns no antigo formato de cilindros de cera! Eles foram processados pela Warner por conta do título do seu primeiro álbum “Now That’s What I Call Steampunk!” que se parecia muito com “Now That’s What I Call Music!” e receberam 3 dias úteis pra mudar. Colocaram “The Steampunk Album That Cannot Be Named for Legal Reasons”. A música abaixo é sobre Charles Darwin.

E aí, curtiram? Acho que mesmo quem não liga pra ficção-científica ou steampunk pode curtir ao menos um dos grupos acima, não é?

Postado por Tags: , , , , Categorias: Música, Vídeo
26374

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta