A etiqueta de aniversários off-line já é difícil de se entender e saber como se portar corretamente, mas a internet deixa tudo mais estranho. Aqui adaptamos um guia online de aniversários para ajudar a sua vida!

LS006996

É o seu aniversário

Regra Número 1 – Faça o que você quiser! É dia do seu aniversário. (Nota: é um DIA, não uma SEMANA!)

Na Internet

Aqui o mais fácil é o Facebook – se você deixou o seu aniversário visível, espere uma enxurrada de posts de parabéns na sua timeline. Uma maneira simples de reconhecimento é dar um Like em cada post e no fim do dia, ou no próximo dia, poste uma atualização de status agradecendo a todos pelas felicitações. Tu não precisa responder a todos individualmente, embora seja legal se alguém escreveu uma mensagem personalizada.

No Twitter/Tumblr/Instagram: é totalmente aceitável um post seu, embora você possa esperar poucas respostas dos seus seguidores. Realmente a única maneira de errar nesse dia na internet é fazer uma ZONA, postanto atualizações a cada minuto, avisando todos sobre o seu aniversário.

Convidando pessoas para a sua festa

Se você está planejando usar a internet para convidar pessoas para sua festinha, primeiro decida se você quer fazer um evento aberto (qualquer um que quiser, poderá participar), ou fechado. A maneira mais polida de enviar os convites para um evento fechado é por e-mail, com todos em cópia oculta – a não ser que você esteja convidando um grupo que não vá ficar chateado caso receba várias respostas nesta thread de e-mails.

Convites pelo Facebook e Twitter devem ser reservados para aqueles eventos que tu vá fazer em algum local público, em que qualquer pessoa pode chegar. Estes são fórums públicos, e falar sobre eventos fechados pode causar alguma insatisfação, deixar algumas pessoas chateadas caso não recebam um convite direto, ou tu pode acabar convidando alguém que não gosta só por “educação”.

É o aniversário de alguém que você gosta

Um bom amigo/um antigo amigo que você ainda gosta dele: Escreva algo um pouco maior e mais pessoal que um simples “Parabéns!” (com exceção se você vai dar parabéns pra ele de outra maneira, por sms, email, ou ligação). Vai levar só alguns minutos e vai ser muito bem recebido pelo seu amigo, porque vai se sobressair no mar de “Parabéns”.

Um antigo colega de aula com quem você não fala mais: Não postar ou não twittar algo pode ser entendido de qualquer maneira. Se ele te desejou um feliz aniversário seria legar desejar pra ele também. Mas eventualmente, algum de vocês vai acabar se perguntando, “Porque eu estou fazendo isso?”, tudo bem se essa pessoa for você, vocês nem se falam mais. Não fique chateado caso ele não te deseje mais feliz aniversário.

Um colega de trabalho: Um curto “Parabéns, feliz aniversário!” é totalmente aceitável, polido e é encorajado. Até mesmo se é alguém com quem você nem trabalha muito próximo, mas nunca vai machucar ninguém se você for educado com seus colegas.

Uma paixão: Uma mensagem erótica. Opa, só bricando! Esqueça isso. Faça o que você faz para um bom amigo, mas de maneira mais “fofinha”. Nem eu tenho certeza do que isso significa, espero que você saiba.

É o aniversário do seu inimigo!

Não faça nada. Não se importe com quantos desejos ele tem, ou quantos presentes vá receber. Você o odeia mesmo.

Original: buzzfeed.com

Postado por Tags: , , , Categorias: Internet
27450

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

1 Comentário

  1. Antonio Carneiro disse:

    E a etiqueta sobre as fotos da festa? Porque não adianta programar e convidar às escondidas e depois as fotos começarem a pulular na timeline. O cara que não foi convidado vai ver que foi excluído e pode não ficar muito satisfeito com isso!

Deixe uma resposta