Começando logo após a proliferação das máquinas, com uma pausa durante a IIGG, as corridas de automóveis fundiram-se no atual espetáculo chamado Fórmula Um. Tá bom… há várias modalidades e estilos, de Nascar e Le Mans à Corrida Maluca.

Mas a F1 acabou se consagrando como modalidade maior do controverso esporte. Controverso? Sim, há os que não considerem automobilismo um esporte porque o “atleta” é uma máquina. Mas que tal considerar um esporte coletivo, de cabeças muito pensantes e de precisão de movimento, seja nos laboratórios e nas oficinas, seja no cockpit e no pitstop? E, se não é esporte, xadrez e dança de salão também não o são!

E ainda se pode considerar a contribuição social. Novos materiais e tecnologias para o dia-a-dia e laboratório de dispositivos de segurança em acidentes.

Neste trabalho de Rufus Blacklock podemos acompanhar as mudanças das baratinhas com rodas de aramado até os bólidos subsônicos. Uma evolução pokemômica! As inovações de diferencial competitivo, tamanho e disposição do motor, pistões, volante, uso das asas frontais e traseiras, eletrônica e computação de alta performance… E o próprio desenho dos carrinhos.

Veja também o infográfico que usa a pista de Monza para listar alguns detalhes.

Anos 501950
Anos 601960
Anos 701970
Anos 801980
Anos 901990
Depois de 20002000

2010
2011
2012

Postado por Tags: , , Categorias: Ciência & Tecnologia, Design, Variedades, Veículos
28190

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta