Existem várias formas de desenvolver e exercitar uma mente criativa. Uma delas, que faço uso frequente aqui no blog e falarei dela em outro post, é baseado em estudos de imagem. Outra é um método que tem raízes naqueles programas de improviso e até mesmo no repente nordestino.

 Três Palavras

Peça para uma pessoa dizer 3 palavras. Vale substantivo, verbo, adjetivo, nome próprio, etc. Mas precisam ser três palavras. Nada de explicações ou detalhes. Não precisam ter ligação entre elas e o melhor é que não tenham mesmo. Eu não consideraria palavras válidas “que”, “o”, “nas” e outras que não tenham um sentido isolado em si. Se vai valer palavrão ou não, é com você. Pessoalmente, eu dispenso, mas não sou eu quem vou te censurar.

 Avise porque você quer as três palavras: elas irão entrar em uma história que você vai inventar na hora. E ela deve fazer sentido. Não precisa ser uma obra de Machado de Assis, mas deve ter pé e cabeça (mesmo que seja uma história nonsense). Ou seja, a palavra não pode aparecer de forma forçada, fora de contexto.

 Claro que você não vai fazer a melhor historia da sua vida dessa forma. Mas com certeza desafia o seu raciocínio e capacidade de criação. Algumas histórias criadas assim vão ficar tão interessantes que você até pode desenvolvê-las mais tarde, expandindo-as em uma história mais longa.

 Em dupla ou grupo

 Outra coisa interessante é repassar as mesmas palavras que você recebeu pra outra pessoa e comparar as histórias. Pode-se ainda fazer como se fosse um jogo de adedanha, mas em vez de puxar pela memória e pela cultura, puxa-se pela criatividade. Um diz as palavras e vocês têm 1 minuto pra escrever a história.

 Sozinho

Defina a regra antes de começar: você pode pegar a quinta palavra das páginas 6, 9 e 15 de uma revista ou livro. Ou então pode abrir aleatoriamente um dicionário e selecionar a décima palavra em três páginas distintas. Outra ideia é escrever 21 palavras em papelzinhos e sorteá-las.

 Exemplos de Desafios

 Chulé – Camarão – Astronauta
ASSASSINARAM O CAMARÃO – Os camarões não aguentavam mais o cheiro de CHULÉ que a maré alta trazia. A situação era insuportável e até perigosa. Então mandaram seu melhor CAMARÃO em uma perigosa missão fora do mar. Camarys Nascimento foi o escolhido como primeiro ASTRONAUTA a explorar a região sem água. Infelizmente, a sua nave explodiu no lançamento. Sabotagem, claro.
Obs: Repare que “camarões” não serve para completar o desafio, foi necessário que a palavra aparecesse no singular, como foi proposta.

Trovão – Giz – Batom
Quase não se enxergava nada naquela escuridão. A tensão pairava no ar. Uma gota de suor escorria pelas têmporas. Um TROVÃO iluminou brevemente seu rosto, mas foi rápido demais para que ela tirasse a dúvida: afinal, ela passara GIZ ou BATOM em seus lábios? Título: O Drama da Professora
Obs: como eu disse, a história não precisa ser um conto digno de prêmio, basta que as coisas se encaixem, unindo palavras aparentemente desconexas em uma história coesa.

 Kombi – Algodão Doce – Coelho
Arnaldo COELHO não suportava mais a KOMBI que vendia Algodão Doce em sua rua. Todo dia, às 7 da manhã, a Kombi passava em sua rua anunciando no alto falante: ALGODÃÃÃÃO… É DOOOOCEEEE. Decidiu vestir-se e ir lá tirar satisfações. Nunca mais viram o Arnaldo. E a Kombi vendendo algodão doce nunca mais apareceu. Em compensação, todo dia de manhã passa outra kombi anunciando COEEEEELHO, É O COEEEELHO!
Obs: A pessoa que propôs o desafio pensou em “coelho” animal, mas isso não pode ser especificado e o desafiado resolveu que seria um sobrenome. Não há penalidade e até é divertido ver que uma pessoa pensou uma coisa e no final saiu outra.

 Diga, Três, Palavras
Era uma vez um sujeito que queria testar a sua rapidez de pensamento e sua criatividade. Ele pediu a TRÊS amigos: “cada um DIGA uma palavra que formarei uma historia com elas”. O que eles não sabiam, é que essas seriam as últimas PALAVRAS de cada um.
Obs: Nenhum desafio deve ser recusado!

 Chegou a hora do seu desafio!

Esses exemplos foram desafios que me fizeram. Se quiser mandar suas três palavras pra mim, fique à vontade. Se quiser você mesmo ser desafiado, além das palavras dos exemplos acima e das instruções pro jogo solo, aqui vão suas três palavras:

ESCULTOR – DIARIAMENTE – RELAÇÃO.

Escolhi aleatoriamente, mas até que ficou fácil, né?

Postado por Tags: , , , Categorias: Contos & Crônicas, Utilidades
28813

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta