O que acontece quando o elevador quebra ou você, em um ataque de consciência, usa as escadas para fazer um exercício? No início você sobe forte e confiante, mas depois de alguns andares já está com a língua de fora, bufando, e imaginando que está subindo a escadaria mais longa do mundo, né? Ah, não? Você é do tipo atlético e encara qualquer desafio sem suar?

Bem, seja você um atleta de sofá ou de academia, precisará coragem para enfrentar os 11.674 degraus dessa escadaria nos Alpes suíços, registrada no livro Guiness de recordes como a mais longa do mundo. Ela segue ao lado da linha do bondinho funicular Niesenbahn que vai de Mülenen (693 metros) até o topo da montanha Niesen (2.362 metros), a “Pirâmide Suíça”.  A vista é de tirar o fôlego. Literalmente.

escada Niesen

piramide suiça

Normalmente, essa escada está fechada ao público, sendo usada apenas por escravos funcionários. No entanto, uma vez por ano ela é aberta aos loucos ao público. Até 200 pessoas podem se inscrever e participar da corrida Niesenlauf. Em 2013 ela foi suspensa devido à grande quantidade de neve, e pra 2014 já estão lotados. Mas a partir de julho do ano que vem estarão recebendo inscrições para 2015.

Reserve sua passagem, compre um par de tênis novos e recheie seu MP3player com músicas: os melhores tempos de prova estão um pouco acima de 1 hora, com muitos levando em torno de duas horas e meia pra alcançar a chegada. Se você preferir usar o bondinho construído em 1910, chega lá em apenas 28 minutos, mas não teria a mesma graça, né?

niesenstairs

Treppenlauf 1

Fontes: Googlesightseeing, Wikipedia e Niesenlauf.

Postado por Tags: , , , , Categorias: Arte & Cultura, Curiosidades
29110

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta