playoff NFL

O Super Bowl é o jogo onde se decide o campeão de futebol americano, o evento anual de maior audiência televisiva daquele país, e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Liga dos Campeões, da UEFA. Em 2012, ele alcançou a maior audiência da história da TV americana atraindo 167 milhões de espectadores (incluindo a audiência mundial).

Essa grande final, na verdade, é o último jogo do Playoff, etapa que começa assim que a temporada regular termina. Em 2013, a temporada terá seu último jogo em 29/12, domingo. Dos 32 times da NFL, alguns já estão classificados e podem continuar sonhando com o título, outros não têm a menor chance de ficar entre os 12 finalistas e irão cumprir tabela.

Se você quer fazer como eu e vai torcer pelo San Francisco 49ers, ou é apenas um curioso e deseja conhecer como funciona o sistema de playoffs da NFL, acompanhe:

Conferências e Divisões

Inicialmente, vou explicar como os times estão divididos no campeonato: 16 jogam pela NFC (ou Conferência Nacional) e 16 pela AFC (ou Conferência Americana). Cada Conferência é subdividida em 4 grupos com base geográfica: as Divisões Norte, Sul, Leste e Oeste. Assim, temos a NFC West, NFC South, AFC West, e assim vai. Até aí é tranquilo, certo? São 8 divisões no total, quatro em cada Conferência.

O primeiro objetivo do time é ser campeão de sua Divisão. Depois ele almejará ser campeão da sua Conferência e por fim de todo futebol americano, ao vencer o já mencionado Super Bowl.

Quem passa para a Pós-Temporada (Playoffs)

Na temporada regular, todos os times jogam 16 partidas, mas não vou entrar em detalhes sobre as definições dos jogos nessa etapa porque elas são mais enroladas e não são o tema dessa postagem.

Classificam-se para a pós-temporada, ou seja,  pros playoffs, os campeões das divisões e dois curingas de cada conferência, os “wild cards”.

Para ser o campeão, basta ter mais vitórias do que os adversários do seu grupo.  Por exemplo, em 2013, a AFC South já tem seu campeão definido com antecedência. O Indianápolis Colts tem 10-5 (ganhou 10 jogos, perdeu 5), contra 6-9 do time que está em segundo lugar. Faltando um jogo pra fechar os 16 da temporada, não tem como ele perder o título da sua divisão.

No caso de dois times somarem o mesmo número de vitórias, existem alguns critérios para desempate, como o confronto direto.

Wild Cards

wildcard futebol americano

Quem não for um dos 8 campeões de Divisão não precisa chorar. Como eu falei ainda existem os Wild Cards, o que é justo, pois as divisões não são tão equilibradas. Por exemplo, a NFC West está tão forte que seu TERCEIRO colocado, o Arizona Cardinals tem mais vitórias (10-5) que os LÍDERES da NFC East (Philadelphia Eagles 9-6) e da NFC North (Chicago Bears 8-7). Não precisa dizer que essa é exatamente a divisão em que joga o meu precioso time dos 49ers.

E como se consegue ser um Wild Card? Você precisa ser o melhor time (ou o segundo melhor) da sua Conferência, excetuando os campeões de divisão.

Voltando para o caso da NFC West, atualmente dois times estão classificados: o atual líder, o Seattle SeaHawks (12-3) e o San Francisco 49ers (11-4), independente dos resultados da última rodada. Os jogos de domingo ainda são importantes para esses dois times, pois irão definir qual dos dois será o campeão, mas o número de vitórias que eles já obtiveram é suficiente para garantir um lugar entre os participantes dos playoffs.

Os Jogos e o Mando de Campo

Essa segunda parte do campeonato de futebol americano, ao contrário da primeira, é no esquema mata-mata: perdeu um jogo, tá eliminado! O mando de campo é dos campeões de divisão, sempre obedecendo aos critérios de números de vitória: o campeão com histórico melhor sedia o jogo, enquanto o campeão fracote vai ter que viajar.

1ª rodada, 2 jogos dentro de cada Conferência (Wild Card Round): os dois curingas irão jogar fora de casa contra os terceiros e quartos melhores campeões divisionais. Os dois melhores campeões de divisão podem descansar, pois estão automaticamente classificados pra segunda rodada!

2ª rodada, 2 jogos dentro de cada Conferência (Divisional Round): Os sobreviventes da primeira rodada enfrentam aqueles times que estavam descansando.

3ª rodada, 1 jogo dentro de cada Conferência (Conference Round): É a final das Conferências, onde serão definidos os campeões da NFC e da AFC.

4ª rodada, 1 jogo (Super Bowl): Só pode haver um! Os campeões de conferências se encontrarão para decidir quem é o maior campeão de todos e quem volta pra casa chorando . É o único jogo onde o mando de campo só tem uma utilidade: a escolha do uniforme a ser utilizado. Isso porque a localização já está definida com 3 anos de antecedência, de forma que as cidades possam se preparar para o evento. A final deste campeonato será decidida em 02/02/14, no estádio de Nova Jersey, lar compartilhado entre os dois times da região: New York Giants e New York Jets.

tabela playoffs NFL

Então, não é tão difícil, né? Se você ainda ficou com alguma dúvida, basta fazer o seguinte para não errar: sempre que os 49ers aparecerem em campo comece a torcer: GO NINEEEERS!!!

UPDATE: A temporada regular se encerrou. Se você quer ver como ficou a tabela final da temporada e conferir o quadro dos jogos dos playoffs, dê um pulinho no post sobre a reta final da NFL.

Postado por Tags: , , , , , , Categorias: Esporte
29653

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

1 Comentário

  1. […] você leu nosso post anterior sobre a NFL, agora sabe como funcionam os Playoffs do futebol americano. Naquela ocasião, ainda faltava uma rodada para encerrar a temporada regular. Com esta concluída, […]

Deixe uma resposta