Warning: array_merge(): Argument #2 is not an array in /home/newserra/public_html/wp-content/plugins/wp-pagenavi/scb/Options.php on line 62

Quais tesouros estarão escondidos nos disquetes de Gene Roddenberry, autor de Star Trek (Jornada nas Estrelas)?

Computador do Gene Roddenberry

De acordo com o site Ars Technica, que cita o comunicado oficial da empresa de recuperação de dados DriveSavers, foram recuperadas informações em quase 200 disquetes que pertenciam ao criador de Star Trek, Gene Roddenberry.

Os disquetes de 5,25 polegadas tem capacidade para 160 Kb cada um e acredita-se que foram gravados nos anos 80. Eles foram encontrados alguns anos após a morte de Roddenberry e ninguém jamais conseguiu lê-los. O problema é que quando trocou a velha máquina de escrever pelo computador, Gene Roddenberry optou por um modelo personalizado da IBM, que utilizava um Sistema Operacional e Processador de Texto próprios. Ele tinha dois desses computadores : um foi vendido em leilão e o outro parou de funcionar há muito tempo. Sendo assim, ninguém conseguia acessar o conteúdo dos disquetes.

PC customizado IBM

Sem um manual do computador ou documentação técnica para guiar os trabalhos, foram precisos pouco mais de três meses para escrever um software novo que conseguisse ler a formatação não usual dos disquetes. Para extrair os arquivos dos 200 disquetes e lê-los, o trabalho foi manual e lento, tomando quase um ano.

E o que essas pequenas arcas do tesouro guardaram por mais de 30 anos? As informações pertencem ao Espólio de Roddenberry e não foram ainda divulgadas para o público em geral. Uma cláusula de confidencialidade impede a DriveSavers de dar detalhes sobre o conteúdo. O que foi confirmado é que são documentos, muitos documentos. Roddenberry usava os disquetes para guardar ideias para histórias, escrever roteiros e anotações. No ano em que Star Trek completa 50 anos, será que podemos esperar alguma surpresa vinda diretamente do seu criador?

Fontes: ArsTechnica, VentureBeat e BusinessWire

Postado por Tags: , , , Categorias: Ciência & Tecnologia, TV & Cinema
35853

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta