Estamos começando uma campanha para conscientizar os internautas que costumam visitar blogs a comentar os posts.

Muita gente não tem esse hábito, pois cresceu com mídias mais “unilaterais” ou de retorno mais lento, como a televisão, as revistas e os jornais impressos. Mesmo quando estes se modernizaram e aumentaram sua interatividade, os comentários do público não são apresentados imediatamente e junto ao fato que chamou sua atenção, como acontece no blog. Além disso, poucas vezes chegam a quem dirige estes meios de comunicação com força suficiente para alterar seu conteúdo.

O blog é uma das mídias mais interativas que existem, onde o público pode dar sua opinião, apoiar, contestar ou apresentar novas informações. Aliás, por isso que é interessante não só comentar, mas também ler os comentários.

Ao escrever um comentário sobre um post, o internauta está ajudando a criar um espaço melhor para ele mesmo, indicando ao editor do blog o que ele gosta mais de ver ou o que ele acha dispensável.

O internauta também pode conhecer melhor quem está escrevendo as coisas que ele lê pelas reações do editor aos seus comentários. Se ele aceita críticas, por exemplo, ou se as deleta. A maneira como ele se dirige ao autor do comentário (educação, tolerância, simpatia, etc) também é bastante reveladora.

Claro que para o comentário ter mais peso ele deve ser identificado. Mas isso não quer dizer, entretanto, que o comentário anônimo seja descartado. Qualquer tipo de resposta já ajuda o editor do blog a conhecer melhor quem está lendo seu trabalho e possibilita que ele o aperfeiçoe cada vez mais.

Pensando nisso, criamos a campanha “ADOTE UM POST, Comente”, onde os usuários são convidados a comentar nos blogs em que frequentam, ou que estão apenas de passagem.

Abaixo, seguem os links, para os banners da campanha.

Blog do News Errado Blog do News Errado Blog do News Errado
Blog do News Errado Blog do News Errado Blog do News Errado
Blog do News Errado Blog do News Errado