Conheça o Castelo Brissac na França: história, curiosidades e até relatos sobre fantasmas

castelo de caras

História

O “chateau” foi construído como uma fortificação pelo Conde de Anjou no século XI. No século XV, a propriedade foi comprada por René de Cossé que, aos poucos, foi aumentando a influência da sua família na corte real.

O castelo foi parar nas mãos do então protestante Henry de Navarre durante a guerra religiosa francesa no final do século XVI. O neto de René, Charles II de Cossé lutou nessa guerra e como governador militar de Paris, decidiu evitar um banho de sangue e abriu as portas da cidade para o novo Rei Henrique IV da França (ninguém menos que o Henry de Navarre, convertido ao catolicismo). O Rei, em retribuição ao gesto, o nomeou Duque de Brissac e deu-lhe o velho castelo.

A guerra deixou a construção tão danificada que foi marcada para demolição. Mas antes disso, no inicio do século XVII, o Duque de Brissac conseguiu o dinheiro para as obras de renovação. Uma multidão de  arquitetos famosos, escultores, pintores e decoradores foram contratados.

A família viveu por muitos anos ali até ser expulsa pela Revolução Francesa, no século XVIII. Esta deixou o castelo todo depredado e saqueado. A família Brissac retornou ao local no século XIX, reformando o castelo mais uma vez. Hoje em dia ele ainda pertence à família Cossé Brissac e é uma grande atração turística.

visão aerea castelo brissac

Presente

Com os seus sete andares, o Chateau Brissac é o castelo  mais alto da França. Fica localizado no Vale de Loire, a apenas 2 horas de trem de Paris. Ele está aberto para visitação, eventos e até mesmo para hospedagem: o pernoite custa 390 euros, com direito a café da manhã. O seu interior, belíssimo, incluí até um teatro.

Apesar de sua beleza, ele está “incompleto”: O Duque de Brissac morreu antes que a reconstrução fosse terminada, assim o castelo possui diversos estilos: uma parte mais antiga e outra parte reformulada.

A ala principal, entre as duas torres do antigo castelo, é formada por um pavilhão alto, em um estilo semelhante ao de Cheverny, acrescido de alguns elementos italianos. Nos cinco andares erguidos, ele reúne as cinco ordens clássicas de pilares, as bossagens, os frontões e os nichos das estátuas. O pavilhão central é formado por quatro níveis e interrompe-se incompleto, atrás da antiga torre sudeste. A ala norte, em esquadro, mais austera e mais ao estilo do século XVII, é fortificada por um pavilhão quadrado. Aos pés do castelo, do lado do pátio, corre o regato Aubance nos prados do vale.

O castelo Brissac foi cenário de alguns programas de TV, em especial da série Iron Chef, mas a maior curiosidade para os turistas brasileiros é saber que esse é o famoso CASTELO DE CARAS! Isso mesmo, ele foi utilizado pela revista de fofocas, que levou para lá muitas celebridades nacionais. Eu me pergunto: será que elas sabiam das histórias de fantasmas?

castelo brissac assombrado

Fantasmas

A história de assombração deste castelo é bastante peculiar. O nobre que vivia ali no século XI, Jacque, não tinha um casamento muito feliz com sua esposa Charlotte. Ela acabou cedendo aos encantos de um jovem amante. Infelizmente, ela não era nem um pouco discreta e o marido conseguia escutar os gemidos dos amantes que se encontravam no quarto ao lado do seu. Este som o mantinha acordado noite após noite. Um dia, o nobre deu uma basta na situação e deu um sumiço no casal. Mas nem assim o marido teve paz: até hoje dizem que é possível escutar os amantes apaixonados e suas tórridas sessões de amor.

Em outra versão da lenda, menos bonitinha, conta-se que Charlotte era filha ilegítima do Rei anterior, e ela era querida por seu meio-irmão, o Rei Luis XI. Quando se espalhou a notícia de que o nobre Jacque teria matado sua meia irmã (e seu amante), o rei jurou vingança. Mandou prender o assassino e jogou-o na prisão por vários anos. Após uma longa briga envolvendo  tribunais, famílias nobres e sucessores da coroa, Jacque recuperou tudo que tinha perdido: a liberdade, o título de nobreza e o castelo. Segundo o testemunho de vários descendentes que viveram no castelo, Jacque recuperou também a companhia da sua esposa, mas agora na forma de uma assustadora aparição fantasmagórica, que assombra o castelo até hoje com seu vestido verde e rosto desfigurado. Ela se foi apelidada de Dame Verte, ou Dama de Verde, e pode ser vista vagando pelo Castelo Brissac. Nessa versão, também é possível escutar os seus gemidos, especialmente pela manhã.

Mais Fotos e Vídeo do Castelo

castelo brissac frança

chateau brissac

Fontes: Spotting History, Rail Europe, Catálogo das Artes, Wikipedia, Chateau Brissac (site oficial), Ghosts and Haunted Places, Seek Ghosts

Postado por Tags: , , , , , Categorias: Arte & Cultura, Curiosidades
34510

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta