Pelo horóscopo chinês, 2017 será o Ano do Galo. Como faço tradicionalmente, resolvi listar os galos famosos da ficção.  Talvez em uma outra lista futura eu inclua galos esportivos e símbolos nacionais, mas para esse post procurei focar em personagens de desenhos animados ou quadrinhos, por exemplo.

1 – Frangolino

frangolino2

Não há dúvidas que o galo mais famoso vem dos desenhos do Looney Tunes. Apesar do nome, ele não é um frango e sim um galo. Ele estava sempre envolvido em confusões com um cachorro e um filhote de gavião. Criado em 1946, é o segundo galo mais antigo desta lista. Uma curiosidade, o seu nome original (Foghorn Leghorn) e seu jeito peculiar de falar foi diretamente inspirado em um personagem de rádio chamado Senador Claghorn. É um bom exemplo de uma paródia que teve vida mais longa e alcance bem maior do que o original. Para saber mais, a Wikipédia em inglês é bem completa.

2 – Galinho Chicken Little

chikenlittle

Acredito que esse diminuto galo inseguro tem o segundo lugar garantido. O longa metragem da Disney passou no cinema em 2005 e não agradou a todos os críticos, mas com certeza divertiu crianças e adultos. Leia mais aqui.

3 – Poyo

Chew 11 cover

Direto das páginas da HQ Chew, da Image Comics, esse galo não é tão conhecido. Mas ele é demais, adoro esse personagem. Este galo de briga ciborgue assassino entrou na história talvez como uma piada rápida, mas agradou tanto que entrou até para o time dos protagonistas. Recomendo ler a série de quadrinhos, mas se quiser saber mais só sobre o fantástico Poyo, tem esse link da ComicVine.

4 – Super Galo

supergalo

Esse desenho dos anos 60, bem tosco, passava intercalado com George da Floresta e Tom Sem Freio. Era meio maluco e divertido. Pela nostalgia, ele ganha o quarto lugar. Se quiser ler mais sobre ele, recomendo visitar o InfanTV.

5 – Panchito

panchito_pistoles_pose

É, a Disney não vence sempre. O galo da Disney foi criado para ser um dos 3 Caballeros, junto com o Donald e o Zé Carioca. Mas por aqui não vemos muito deste personagem, então não dá pra ficar muito alto na lista. Ele foi criado em 1944 no esforço de atrair aliados para os EUA na Segunda Guerra Mundial. O curioso é que ele carrega duas pistolas e está sempre atirando com elas, algo que com certeza não existiria se o personagem fosse criado hoje em dia. Na wikipedia diz que ele é Mexicano de Guadalajara.

Menções Honrosas: O galo da série animada A Vaca e o Frango; o galo americano e o inglês da animação longa A Fuga das Galinhas; Chicken Boo, um personagem mudo de Animaniacs que sempre se ferrava ao tentar se passar por humano; e o Galo menestrel do longa animado Robin Hood.

Postado por Tags: , , , Categorias: Arte & Cultura, Quadrinhos, TV & Cinema
36301

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta