
Desde que me conheço por gente, eu gosto de ler tirinhas em quadrinhos, e acho que a maioria das pessoas também gosta. Algumas fazem tanto sucesso que extrapolam seu berço e viram desenho animado, vão pro cinema e alcançam o nirvana conhecido como Merchandising, estampando sua imagem em cadernos, bichinhos de pelúcia, xampu, roupas, e uma variedade de outros produtos.
Acredito que as tiras de maior sucesso são as do Snoopy, depois Garfield, Calvin e Haroldo e por fim Zezé e Zoé. Dentre as nacionais, Turma da Mônica, Laerte (com os Gatos e O Condomìnio) e a do Angeli vêm a minha mente.
Claro que na verdade são tantas outras tiras boas que eu iria ficar até amanhã citando nomes. Mas esse post já tem um nome escolhido: Bichinhos de Jardim.
Clara Gomes é a simpática autora dessa tirinha sensacional. Os felizados leitores do jornal Tribuna de Petrópolis se deliciam há uns 8 anos com as historinhas curtas e despretensiosas protagonizadas por animaizinhos que vivem num jardim, como uma borboleta, uma joaninha, minhoca e até um caracol. Cada um tem sua personalidade própria marcante, e ganham vida através de um desenho muito fofo. Até o mais machão não tem como negar como são engraçadinhos esses “desenhos de mulherzinha”. Usei as aspas porque as histórias são universais, interessando à crianças, homens e mulheres.
Pessoalmente, o que gosto no trabalho da Clara Gomes, além do desenho dos bichinhos e das histórinhas legais, é que essas tirinhas me fazem rir não apenas no final, e sim a cada um dos quadrinhos!
Há pouco mais de um ano, essas criaturinhas ganharam um novo jardim: a internet. Graças a isso, agora todo mundo pode ter acesso às tirinhas, bastando visitar o blog oficial dos Bichinhos de Jardim. O cyberespaço, no entanto, é muito grande. E é por isso que muita gente ainda desconhece os bichinhos. Convido todos a dar uma passadinha por lá e ver se eu estou errado. Se você gostar, além de contar pros seus amigos, clique no banner de votação para o Top 100 Webcomics Brasil, que reproduzo abaixo.
Se os bichinhos tivessem sido feitos nos EUA, a Clara teria um bom agente, as tirinhas estariam em jornais pelo mundo afora e nós estaríamos comprando cadernos, xampus e bonecos de pelúcia com a estampa deles. Mas como é no Brasil mesmo, então eles aparecem é aqui, no NewsErrado!
PS: Começaram a surgir wallpapers dos Bichinhos. Abaixo é um screenshot do post original dela. Clique aqui pra escolher o seu.
Que lindo, cara!
‘Brigadão…
*_*
Eu acesso o blog “dos bichinhos” e tb baixei todos os wallpapers!!
É uma graça!
Esta segunda tirinha que o Tonho colocou de exemplo ali é fenomenal, sou fã do caramelo.
coisa de fresco e mulher.
eu amei!!!!!!
Ja conhecia o blog da Clara!
São realmente ótimos os quadrinho dela!Uma pena não serem publicados nos jornais daqui!=/
[poh Marcos, fico meiu bichoso esse negocio d fala q é coisa d freco e mulher..depois falar q amou!Oo]
bom trabalho!
Essas tiras são mesmo muito boas, muito gostosas de ler.
Eu je1 tinha visto tua tirinha ontem no Flickr. Foi uma das que eu mais goetsi. Penso que o faltimo die1logo da joaninha talvez devesse ter uma resposta mais ligada ao assunto que vc abordou atrave9s do caramelo, com toda aquela queste3o espiritualista. Mas eu ri muito com a tirinha, muito bem feita. Parabe9ns![]