You are here
Home > Curiosidades >

Blindado 05 – o Super Caveirão

Quando a polícia precisa de ajuda chama o Bope e o Caveirão. E quando estes também precisam de ajuda, quem pode socorrê-los? BLINDADO 05 – o caveirão adaptado para operações de resgate por um veterano sargento do 18º BPM.

Este super caveirão foi alvo de 4.600 tiros em dois anos, ganhou trilhos no para-choques para derrubar barricadas, ar condicionado para amenizar o calor provocado pelo clima quente do Rio, o fogo dos coquetéis molotov, granadas e outros projéteis, além de ser equipado com embreagem de trator para suportar um esforço maior. Enquanto o motor e a caixa de marcha de outros blindados não aguentam o tranco, o Blindado 05 é como aquele coelhinho da Duracell: ele continua e continua!

ImageShack

Até hoje um total de 270 policiais tiveram suas vidas salvas pelo Blindado 05 a um custo de 97 vidros que precisaram ser trocados, 103 pneus e até mesmo 14 pneus blindados, rasgados por explosivos. Sem dúvida, este “anjo blindado” seria a viatura preferida pelo Capitão Nascimento!

Reforços

Se até o Super-Homem tem os reforços da Liga da Justiça, por que o Blindado 05 não receberia seus reforços também? Lembrando que na operação da última quarta-feira 4 dos 8 caveirões utilizados pifaram, a polícia vem aumentando a pressão para compra de novos blindados, podendo escolher um modelo nacional, um de Israel, África do Sul ou Rússia.

E uma super-equipe que se preze precisa de apoio aéreo: vem aí o helicóptero da PM, um AS 350B2 Esquilo, que além de levar 6 policiais, possui um gancho capaz de erguer até mais de uma tonelada. Uma camêra que capta obejtos e pessoas à distância e até à noite (através do calor) complementa a aeronave.

Mas a sensação será o Caveirão Voador: um helicóptero Huey II da polícia civil que levará 15 policiais, sendo 6 atiradores de elite!

Fonte: jornal O Dia

Info-caveirão-gráficos

ImageShack ImageShack

0 thoughts on “Blindado 05 – o Super Caveirão

Deixe uma resposta

Top