You are here
Home > Jogo >

Chimpa – Jogos perdidos na infância.

Eu pensei em começar uma série de postagens falando dos jogos que eu brincava na infância. Mas de primeira já encontrei uma grande frustração que nem sei se vou conseguir dar seqüência, visto que, são poucas as fontes de pesquisa e a minha memória nunca foi muito boa para lembranças exatas.

Na minha lista de jogos a brincadeira que estava em primeiro lugar para falar era justamente a CHIMPA! fui atrás do Google para me ajudar a recordar as regras da brincadeira e não é que não achei nada falando disso?! O único lugar que achei algo foi no Orkut, mas não temos muitas explicações lá sobre as diversas formas de jogar.

As polidas, melhores pedras de utilizar no jogo.
As polidas, melhores pedras de utilizar no jogo.

A princípio “jogar chimpa” é somente acertar as pedras adversárias com a sua própria pedra, visando aniquilar a rocha inimiga e ganhar todas as carteiras de cigarro dos demais competidores. Carteiras de cigaro vazias, é bom deixar claro, pois os pacotes dessa droga, eram alvo de colecionadores, algo tão ou até mais importante que as figurinhas de jogadores do campeonato brasileiro.

Recomendo quem nunca jogou isso, a procurar pessoas mais velhas, (de preferência da região sul do Brasil, pois duvido que em outros estados exista algo parecido) e jogar esse jogo, além de ser divertido, é barato.

Mais informações: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=7296741

8 thoughts on “Chimpa – Jogos perdidos na infância.

  1. Pela descrição, parece ser o jogo de malha, com discos de ferro e pino de madeira, ou bocha, com bolas de madeira.

  2. jogo de chimpa e igual ao jogo de bolita (bola de gude). mesmas regras e formato do jogo porem usava-se cascalho chato e arredondado. no gude ficavam as carteiras de cigarros que eram abertas e dobradas 2 vezes. se ganhava quem matasse algum adversario (metade da aposta) e o jogo quem matasse todos. o campo de jogo podia ser pequeno ou enorme, dependia dos jogadores.

  3. Também já procurei no Google e a única referência ao jogo foi seu post. Fui jogar bocha (aprender na verdade) e descobri que sou exímio em retirar as pontuadoras dos adversários. Logo que comecei arremessar me veio a recordação daquele jogo de infância do qual eu era muito bom. Carteiras de Plaza VAZIAS eram o objetivo de conquista, de onde venho. Abraço e boa sorte!

Deixe uma resposta

Top