
A última segunda-feira de uma semana cheia do mês de janeiro é o dia mais triste do ano, pelo menos para os britânicos. É o que diz um estudo científico realizado nas terras da Rainha.
A ciência também tem seus momentos de leveza e curiosidades como este interessante estudo de Cliff Arnall, ex-acadêmico da da Universidade de Cardiff, no País de Gales.
Ele chegou a uma equação para definir o que por lá é conhecido como Blue Monday (segunda-feira depressiva) e que segundo estatísticas afeta até 30% dos britânicos.
O estudo levou em conta fatores como a estação do ano, tempo que passou desde o natal, dívidas de fim de ano, resoluções não cumpridas, falta de sol, entre outros. A conclusão é que devido ao inverno rigoroso no hemisfério norte, combinado com a tradicional depressão natalina, as dívidas do começo do ano e o fracasso em cumprir metas estabelecidas para o ano interior junto com o “despertar” para mais um ano fazem de janeiro o mês mais triste por aquelas terras.
Para culminar, as segundas-feiras que típicamente já são pavorosas ficam potencializadas. Este ano, o dia mais depressivo no Reino Unido foi o dia 21 de janeiro.
Por outro lado
Quando o sol aparece, a sexta-feira chega e o fim do ano ainda está longe, tudo parece uma maravilha. O dia 27 de junho deve ser o dia mais feliz do ano para os súditos da Rainha.
Já no Brasil
Acredito que aqui a equação não se aplica, basicamente pelo fator climático que é invertido em relação ao hemisfério norte mas certamente estamos bem melhores que eles neste ponto.
Fonte: BBC Brasil, MSNBC