Conforme anunciou o UOL, existe uma pequena cidade chamada Vulcan no Canadá que quer sediar a estréia mundial do próximo filme de Jornada nas Estrelas. Isso porque, embora a cidade tenha recebido esse nome em homenagem a um deus da mitologia romana (Hefesto para os gregos), os trekkers imediatamente associaram o nome ao planeta natal do vulcano Spock.
O pessoal da cidade, inteligentemente, capitalizou em cima disso. Estão tornando uma cidadezinha no meio do nada em atração turística. Sediam convenções de Star Trek, comemoram o Spok’s Day, instalaram um moderno jogo de realidade virtual, construíram uma Tourism & Trek Station (um centro de recepção ao turista de arquitetura futurista) e até fizeram um monumento na forma de uma espaçonave Enterprise, pesando 5 toneladas: a FX6-1995A. Ela recebeu esta numeração porque FX6 é o código do aeroporto da área, 1995 é o ano de construção e “A” marca um primeiro projeto trekker de muitos. Na base da estátua, placas em inglês, vulcano e klingonês dão as boas vindas. E não é só o governo, os comerciantes também perceberam o filão, e faturam em cima.
Visite o site oficial da cidade e divirta-se com o visual LCARS, aquele dos computadores da Nova Geração.
É exatamente esse tipo de inteligência de marketing que admiro nos americanos, e pelo visto os canadenses aprenderam. Quando o Brasil vai aprender também? Varginha deveria ter até parque temático espacial!
Fotos do Flickr de Sloejoe, Jayjen6978, Mark(s)Elliot, Rashki, Andieb