Até que esse vulcão islandês (como não lembra o nome? É o Eyjafjallajoekul!) entrasse em erupção, eu nunca tinha ouvido falar em raios vulcânicos. Mas como vocês podem ver nessas fotos, eles existem e são espetaculares. Mas o que causa esses raios? A fúria de Hefestos? Bem, essa é uma teoria, mas infelizmente não é a mais aceita. Os cientistas ainda debatem sobre a formação de raios na atmosfera (fúria de Zeus?), imagina os que se formam na boca dos vulcões ativos.

O que a maioria dos cientistas e pesquisadores concordam é que o processo tem início quando as partículas se separam, seja após uma colisão ou quando partículas maiores se partem. Então, alguma diferença de aerodinâmica entre essas partículas faz com que as que possuem carga positiva se afastem das negativamente carregadas. Quando a separação da carga é tão alta que supera a resistência do ar, a eletricidade flui entre as partículas. Os raios são este fluxo de eletricidade. Já foram registrados raios vulcânicos de cerca de 3,5 km de comprimento.

1 – Estado inicial das partículas: a maioria começa o processo com carga neutra.
2 – Colisões geram a separação de cargas. Para que isso ocorra é preciso que exista alguma diferença nas propriedades elétricas das partículas que colidiram.
3 – Algum processo, como a separação por aerodinâmica, segrega as partículas carregadas positivamente das carregadas negativamente. Isso quer dizer que existem partes da nuvem de cinzas que são mais negativas ou mais positivas que outras.
4- Quando a separação de cargas fica muito grande, a eletricidade flui entre as regiões negativas e positivas da nuvem, formando os raios e neutralizando a separação de cargas.

Fontes: Esse post é uma tradução deste artigo do site Geology.Com. Recomendo também a leitura deste artigo da National Geographic, em inglês.

Bônus: foto de raios vulcânicos chilenos (vulcão Chaiten):

Postado por Tags: , Categorias: Ciência & Tecnologia, Curiosidades
10294

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

7 Comentários

  1. [...] Abaixo veja algumas fotos que me impressionaram bastante, compare com as do vulcão da Islândia e descubra como se formam esses raios nos vulcões. [...]

  2. Fernando disse:

    o que diabos deus tem a ver com isso?

  3. Marcelo disse:

    E há alguns que dizem que Deus não existe.
    O homem é tão pequeno que não consegue entender a natureza…

    Pura soberba e teomania!

  4. lari disse:

    da hora

  5. eric disse:

    q loucura!!
    valeu pelas explicações!!

  6. Ricardo disse:

    Impressionante o poder da natureza… Acredito que esses são apenas pequenos avisos para mostrar sua capacidade de reação aos males que causamos.

Deixe uma resposta