Pintar as turbinas das usinas eólicas pode salvar a vida dos animais silvestres

Uma das críticas que a energia eólica costuma receber vem de ecologistas, alegando que as turbinas de vento afetam a vida selvagem, matando pássaros e morcegos que são pegos por suas lâminas. Outra crítica vem de moradores das redondezas que afirmam que as torres são muito feias e acabam reduzindo o valor de sua propriedade.

Para jogar mais assunto no ventilador, saiu um estudo da universidade britânica Loughborough, afirmando que se pintarmos as turbinas de uma cor diferente, em vez do tradicional branco ou cinza, os animais da região não serão afetados. Resumindo, a sugestão dos estudiosos é que as turbinas sejam pintadas de roxo (ou púrpura ou lilás…  pra mim é tudo uma mesma cor).

torres de vento - um perigo pros pássarosenergia do vento

O pulo do gato foi descobrir porque os animais estavam sendo mortos pelas lâminas das torres: por um motivo ainda desconhecido, as turbinas atraem alguns tipos de insetos, que por sua vez atraem pássaros e morcegos em busca de um bom lanchinho. O uso das cores, então, é para afastar os insetos. Indiretamente, os outros animais também passariam a se afastar delas, uma vez que não teriam mais motivo pra ficar por ali. É por isso que uma mudança na cor salvaria até mesmo os morcegos, que são cegos e não percebem se as turbinas são brancas, roxas ou verdes com bolinhas vermelhas.

Os cientistas colocaram cartões nas cores branca, cinza claro e escuro, azul celeste, vermelho e roxo em uma seqüência aleatória perto de uma torre eólica. Eles perceberam que os insetos evitavam a cor roxa (hmm… será que se eu me vestir como o Tinky Winky ou o Barney os mosquitos ficariam longe de mim?! Bem, com certeza os vizinhos iriam me evitar!).

barney cosplay

Amo vocêêê...

Eles descobriram também que não é preciso pintar as torres inteiras ou mesmo todas as turbinas, algumas bastariam. O mais interessante é que descobriram que componentes ultravioletas e infra-vermelhos das cores pintadas, visíveis apenas aos insetos, também tem um impacto significativo: níveis mais altos de componentes UV e IR atraem mais insetos.

Se ficou curioso com essa história toda, pode ler a pesquisa diretamente no European Journal of Wildlife Research.

A propósito, essa pesquisa pode até salvar os passarinhos e morcegos, mas acho que a reclamação dos vizinhos pode piorar…

Fonte: Inhabitat

Postado por Tags: , , , , Categorias: Ciência & Tecnologia, Curiosidades
12869

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta